Saúde

Covid-19: aprovada vacina Novavax com 100% de eficácia

É a quinta vacina disponível contra o vírus. A Nuvaxovid é indicada para mais de 18 anos e, para já, não é administrada no País.
É uma vacina baseada em proteínas. 

A Agência Europeia do Medicamento (AEM) aprovou esta segunda-feira, 20 de dezembro, o uso da nova vacina Nuvaxovid para pessoas maiores de 18 anos. Esta é a quinta vacina recomendada na União Europeia (UE) para prevenir a Covid-19, depois das vacinas da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson.

Juntamente com as restantes, vai “ajudar as campanhas de vacinação dos estados-membros da UE durante esta fase crucial da pandemia”, pode ler-se no comunicado. O regulador europeu concluiu que a vacina responde às exigências da UE em termos de eficácia, segurança e qualidade.

Esta vacina é também administrada em duas doses. A empresa deverá começar a distribuir estas vacinas pelos Estados-membros em Janeiro de 2022. Os dados em relação à eficácia da vacina contra outras variantes preocupantes, incluindo a Ómicron, são ainda limitados, sublinha a EMA.

Na quinta-feira, 15 de dezembro, publicaram-se os resultados completos da eficácia do fármaco norte-americano da Novavax na revista científica New England Journal of Medicine: esta vacina mostrou uma protecção de 100 por cento contra a doença moderada e grave e de 93,2 por cento contra as variantes de interesse e de preocupação predominantes e ainda uma eficácia de 90,4 por cento contra a Covid-19 de qualquer tipo de gravidade durante o período de tempo avaliado.

A autorização é válida para os 27 Estados-membros, mas a vacina da Novavax não deverá ser utilizada em Portugal uma vez que, segundo foi adiantado em Julho, não está incluída no plano de vacinação contra a Covid-19. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT