Saúde

Covid-19: Agência Europeia de Medicamentos recomenda mistura e combinação de vacinas

Evidências sugerem que a administração de diferentes tipos de vacinas produz bons níveis de anticorpos contra o vírus.
Aposta nos reforços.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e o Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) recomendaram esta terça-feira, 7 de dezembro, que seja feita uma combinação das vacinas contra a Covid-19. Acrescentam ainda que esta mistura pode ser feita tanto para a vacinação inicial como para as doses de reforço. 

Em comunicado, as entidades dizem que há evidências de que as vacinas AstraZeneca e Janssen podem ser combinadas com as da Pfizer e Moderna, produzindo bons níveis de anticorpos contra o coronavírus.

A recomendação chega após a publicação de um estudo que concluiu que uma primeira dose da AstraZeneca ou da Pfizer seguida por uma dose da Moderna, nove semanas depois, induz uma melhor resposta imunológica em quem fez este esquema vacinal. 

As recomendações técnicas sobre cada combinação vacinal dadas pelos especialistas da EMA e do ECDC visam ajudar Governos e autoridades nacionais a “garantir que o número máximo de cidadãos da UE seja inoculado e protegido o mais rápido possível”.

Os Estados Unidos já deram luz verde para que as misturas e combinações de fármacos aconteçam.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT