Saúde

Covid-19: media diária atinge os 29 mil casos em Portugal e a tendência é crescente

Todas as regiões nacionais apresentam um índice de transmissibilidade do vírus superior ao limitar de 1, refere o INSA.
Os números em Portugal contrariam o resto da Europa.

A média de infeções diárias por Covid-19 continua a aumentar em Portugal. Os casos subiram dos 22.805 para os 29.101 e todas as regiões nacionais apresentam um índice de transmissibilidade do vírus superior ao limitar de 1, divulgou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) esta quarta-feira, dia 25 de maio.

O relatório semanal sobre a evolução epidemiológica indica que o nível nacional do Rt (que estima o número de casos secundários de infeção de Covid-19 resultantes de cada pessoa portadora do vírus) desceu de 1,23 para 1,13. No entanto, uma vez que todas as regiões continuam a apresentar uma média do indicador a cinco dias superior ao 1, a tendência é crescente.

A taxa de incidência, de acordo com o documento, é superior a 690 casos por cada 100 mil habitantes a 14 dias em todas as regiões. No norte do país, foi registado um índice de transmissão de 1,12, com o Centro e Lisboa e Vale do Tejo a apresentarem 1,06 e 1,20, respetivamente. O Algarve conta com 1,12, os Açores com 1,21 e a Madeira com 1,18.

No que diz respeito ao resto Europa, o INSA refere que “apenas Portugal se encontra nesta situação”, uma vez que os restantes países analisados apresentam uma tendência decrescente no número de contágios e um Rt inferior a 1. A taxa de notificação acumulada a 14 dias é de 3.373 casos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT