Saúde

Covid-19: Número de novos casos atinge um novo máximo desde 2 de setembro

Mais nove mortes e 2.527 infetados nas últimas 24 horas. R(t) mantém-se acima de 1.
O número de novos casos aumenta diariamente.

Portugal regista mais de 2.500 casos de infeção por Covid-19, o número mais alto desde 2 de setembro. Segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se nove mortes e mais 28 internamentos, sendo que estão menos cinco pessoas nos cuidados intensivos.

A nível nacional, a taxa de incidência subiu de 156,5 para 173,7 casos de infeção por 100 mil habitantes. O R(t), que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus, subiu também de 1,16 para 1,17. Portugal mantém-se na zona vermelha.

Os especialistas começam a ficar preocupados com o aumento de novos casos diários, mesmo com a alta taxa de vacinação em Portugal. O Presidente da República também se mostra apreensivo com a evolução da pandemia. Marcelo defendeu que o uso obrigatório de máscara na rua devia ser novamente imposto. Para si, essa decisão “é evidente”. 

No entanto, a medida ainda não foi oficialmente decretada — o Presidente relembra que é necessário aguardar pela reunião do Infarmed na próxima sexta-feira, 19 de novembro. 

Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência afirmou que com o agravamento do número de casos diários de Covid-19 é “evidente” que será necessário tomar mais medidas, ainda que não preveja restrições ao nível das adotadas no passado.

Marcelo considera também que devemos evitar atitudes alarmistas e realçou a taxa de vacinação em Portugal. “Vamos ponderar calmamente, serenamente. Temos uma [taxa de] vacinação que não tínhamos. Depois se atuará em conformidade”, declarou à TVI.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT