Saúde

Covid-19: número diário de casos está a aumentar e o Rt voltou a subir

De acordo com o INSA, o número médio a cinco dias de casos diários de Covid-10 passou dos 8.931 para os 9.474 a nível nacional.
Dados dos INSA.

De acordo com o último relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, divulgado esta quarta-feira, 27 de abril, o valor médio do Rt — que estima o número de casos secundários de infeção de Covid-19 resultantes de cada pessoa portadora do vírus — subiu 1,02 em Portugal.

Desde o início da pandemia que o Instituto, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem elaborado relatórios com o objetivo de informar os decisores e técnicos do Ministério da Saúde diretamente envolvidos na gestão da epidemia e no planeamento das medidas de mitigação.

Segundo os dados divulgados esta quarta-feira, o número médio a cinco dias de casos diários passou dos 8.931 para os 9.474 a nível nacional, sendo mais baixo em Portugal continental (8.842). E  “o valor médio do Rt para os dias de 18 a 22 de abril foi de 1,02” a nível nacional, o que representa um aumento em relação ao valor de 1,00 registado na semana anterior. 

Entre 21 de janeiro e 15 de fevereiro, este indicador tinha registado uma descida acentuada, chegando aos 0,71.

O documento do INSA adianta ainda que o Rt está acima do limiar de 1 no Norte (1,07), no Centro (1,03) e nos Açores (1,05), o que “indica uma tendência crescente” de infeções causadas pelo vírus. Em Lisboa este indicador está nos 0,99, no Alentejo nos 0,98, no Algarve nos 0,95 e na ilha da Madeira em 0,89.

“Portugal apresenta a taxa de notificação acumulada de 14 dias superior a 960 por 100 mil habitantes e um Rt superior a 1, ou seja, uma taxa de notificação muito elevada e com tendência crescente”, adianta ainda o instituto. 

Estes números surgem depois de sexta-feira terem sido levantadas as restrições relativas ao uso de máscara em locais fechados.

Segundo Marta Temido, ministra da Saúde, “os peritos que recomendaram o levantamento de medidas restritivas se mantivesse, fizeram-no com base no número de camas em unidades de cuidados intensivos ocupadas e o número de mortos a 14 dias deveria estar abaixo de 20, neste momento está em 27,9”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT