Saúde

Covid-19: números descem mas ainda há 95.943 casos confirmados em Portugal

Em comparação com a semana de 24 a 30 de maio, existe uma diminuição de mais de 15 mil infeções.
Números estão a descer.

Os números de Covid-19 estão finalmente a descer em Portugal. De acordo com os dados conhecidos esta sexta-feira, 24 de junho, o País registou 239 mortes e mais 95.943 casos nos últimos dias. A mortalidade diminuiu, assim como o número de infeções e de internamentos.

Em comparação com a semana de 24 a 30 de maio, existe uma diminuição de mais de 15 mil casos. O mais recente relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) diz respeito aos dados entre 14 e 20 de junho.

A incidência também é menor, cerca de 15 por cento. Está atualmente nos 932 casos por 100 mil habitantes a sete dias. Já o índice de transmissibilidade está nos 0,88. No que diz respeito à mortalidade, houve uma diminuição de 22 mortes em relação aos números conhecidos na última semana.

Até ao dia 20 de junho, estavam internadas em Portugal 1743 pessoas, menos 153 do que na semana anterior. Desse total, 85 encontrava-se em unidades de cuidados intensivos.

A linhagem BA.5 da variante Omicron continua a ser dominante em Portugal. Segundo a autoridade de saúde: “Apresenta uma frequência relativa estimada de 88 por cento na semana de seis a 12 junho”.

“Esta linhagem tem revelado uma maior capacidade de transmissão, a qual é potencialmente mediada por mutações adicionais com impacto na entrada do vírus nas células humanas e/ou pela sua capacidade de evasão à resposta imunitária”, pode ler-se na mesma nota.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT