A partir desta terça-feira, 17 de janeiro, as pessoas com 18 ou mais anos já não precisam de fazer o agendamento da vacina de reforço contra a Covid-19. A modalidade Casa Aberta foi alargada a esta faixa etária e os utentes só precisam de se dirigir a um dos centros de vacinação espalhados pelo País.
Para estarem elegíveis para a inoculação, os jovens têm de já ter completado o esquema vacinal de três doses há mais de 150 dias, período durante o qual também não podem ter contraído a doença.
A modalidade Casa Aberta encontra-se também disponível para a vacinação primária contra a Covid-19 para utentes com idade igual ou superior a 12 anos e para utentes maiores de 18 anos para a vacinação de reforço contra esta doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.
“Para ser vacinado basta dirigir-se diretamente ao ponto de vacinação ou ao centro de saúde”, refere a Direção-Geral da Saúde (DGS), sublinhando que a inoculação de miúdos entre os 5 e os 11 anos deverá ser agendada previamente em qualquer ponto de vacinação ou centro de saúde.
O anúncio surge depois de na passada sexta-feira, 13 de janeiro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter anunciado que a vacinação destas faixas etárias começaria em breve, na sequência de um parecer da Comissão Técnica da Vacinação contra a Covid-19.