Saúde

Covid-19: Portugal já é o país do mundo com mais mortes por milhão de habitantes

O nosso País ascendeu ao primeiro lugar do ranking, ocupando um lugar que pertencia ao Reino Unido.
Assustador.

É um posto que ninguém quer ocupar, mas que agora pertence a Portugal. O aumento do número de mortes provocadas pela Covid-19 no nosso País coloca-nos, pela primeira vez desde o início da pandemia como o território com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo.

Isto porque, nos últimos 5 dias, o nosso País registou mais de mil mortes relacionadas com a doença. Um número que, na primeira vaga do vírus, entre março e maio de 2020, demorou mais de um mês e meio a alcançar.

Segundo os mais recentes dados do portal Our World in Data, citados pela “Rádio Renascença” e atualizados esta quinta-feira, 21 de janeiro, a média calculada a sete dias, aponta para 18,24 óbitos por milhão de habitantes, valor que tem estado a subir desde 29 de dezembro de 2020.

Este ranking era liderado pelo Reino Unido até quinta-feira. O país ocupa agora a segunda posição, com 18,1 mortes por milhão de habitantes. Na lista, seguem-se depois a República Checa (14,9) e Eslováquia, com 14,16 mortes por milhão de habitantes.

Da lista dos 10 países com maior número de óbitos por milhão de habitantes, a Alemanha (9,67) e os Estados Unidos (9,24) são os que apresentam os números mais baixos.

Recorde-se que, na sexta-feira, 22 de janeiro, registaram-se em Portugal mais 234 vítimas mortais por complicações relacionadas com a Covid-19, estando agora a contabilidade total de óbitos muito próxima das 10 mil mortes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT