Saúde

Covid-19: Portugal vai ter doses suficientes para dar terceira dose a toda a população

O nosso País ainda espera milhões de doses até ao final do ano, explicou Henrique Gouveia e Melo.
Vacinação começou a 27 de dezembro.

Até ao final do ano, Portugal deverá receber mais seis milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Reforço chega em número suficiente para vacinar toda a gente com uma terceira dose.

A garantia foi dada pelo próprio Henrique Gouveia e Melo, responsável da “task force” de vacinação. “Se quiséssemos vacinar outra vez toda a população com uma terceira dose, tínhamos vacinas suficientes para o fazer, não sendo, eventualmente, necessário”, afirmou, citado pelo “Notícias ao Minuto”, o coordenador esta terça-feira, 12 de outubro.

As declarações do coordenador do processo de vacinação em Portugal foram proferidas na Assembleia da República, onde foi ouvido por deputados num balanço da atividade do grupo que liderou.

A vacinação contra a Covid-19 em Portugal começou a 27 de dezembro do ano passado. No sábado, 10 de outubro, foi anunciado que o País já atingira os 85 por cento de população vacinada. É um valor que coloca Portugal no topo.

Nesta fase, a terceira dose de vacinação já avançou para populações mais idosas ou imunodeprimidos, por serem mais vulneráveis a formas graves da doença. Mas se toda a população precisasse de receber uma terceira dose, haveria vacinas para tal, garantiu o vice-almirante.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT