Os utentes entre os 18 e os 49 anos vão poder tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 “mediante decisão individual”. A informação foi avançada esta sexta-feira, 13 de janeiro, pela Direcão-Geral da Saúde (DGS).
Segundo a entidade, a vacinação “será operacionalizada nos próximos dias”, depois de ter atualizado a norma do processo de inoculação em curso. “Esta atualização é efetuada num momento em que a maioria da população elegível no âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal 2022-2023 está vacinada e após parecer da Comissão Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC)”, lê-se em comunicado, aqui citado pelo “Público”.
A campanha em causa arrancou em setembro de 2022 e, desde então, já foram administradas mais de três milhões de doses, sobretudo a membros dos “grupos elegíveis prioritários” acima dos 50 anos.
Estes dados confirmam a “elevada adesão dos cidadãos à vacinação como forma de proteção” e o papel “decisivo” das vacinas no combate à pandemia, realça a DGS. Em Portugal, a inoculação terá prevenido 1,2 milhões de infeções e evitado cerca de 12 mil mortes.
A autoridade de saúde sublinha assim “a importância da vacinação sazonal contra a Covid-19 como medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de inverno”.