Saúde

Covid-19: teste positivo dá direito a mais de 1.000€ — sim, leu bem

A medida pretende estimular a população de uma cidade chinesa a fazer o teste. O objetivo é diminuir transmissão do vírus.
China tem tolerância zero em relação ao Covid-19.

Os residentes da cidade chinesa de Harbin vão receber uma recompensa equivalente a 1.386€ sempre que fizerem um teste à Covid-19. A China mantém uma política de tolerância zero contra a Covid-19. As autoridades restringem a movimentação de pessoas e organizam testes em massa sempre que um caso é detetado.

A decisão das autoridades foi tomada com a intenção de bloquear os canais de transmissão do vírus ao tentar motivar  a população para fazer o teste. A medida provocou uma acesa discussão nas redes sociais do país, com mais de 100 milhões de leituras na Weibo, uma plataforma semelhante ao Twitter. Enquanto uns apoiam a providência de incentivo ao teste, há quem condene a compensação pela realização de algo que é da responsabilidade de todos.

O organismo de saúde da cidade de Harbin (a capital da província de Heilongjiang, perto da fronteira com a Rússia) também pediu à população que evite viagens e ordenou o encerramento temporário de estabelecimentos com grande afluência de público, como balneários, discotecas, teatros ou cinemas. 

As farmácias vão ser proibidas de vender medicamentos para tratar sintomas que estejam relacionados com a Covid-19, como a tosse. O estabelecimento farmacêutico deve informar as autoridades.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT