Saúde

Cuidado com o treino ar livre: vêm aí as poeiras do norte de África

O fenómeno vai atingir Portugal Continental a partir desta quinta-feira, 27 de outubro. DGS recomenda cuidados redobrados.
Prepare-se.

As famosas poeiras alaranjadas vindas do Norte de África estão de volta a Portugal a partir desta quinta-feira, 27 de outubro. O mesmo já aconteceu várias vezes este ano, nomeadamente em janeiro e março, e afetou grande parte do País. O fenómeno pode ser prejudicial para a saúde e é necessário ter cuidados redobrados.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) reforçou a ideia com um comunicado em que alerta para a fraca qualidade do ar no território devido “à intrusão de uma massa de ar provenientes dos desertos do norte de África, que transporta poeiras em suspensão e que atravessa Portugal Continental, aumentando as concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”.

As crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos e do foro cardiovascular, que são membros mais sensíveis da sociedade, precisam de redobrar os cuidados de saúde, alerta a DGS. Além de seguir estas medidas, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas.

Evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco, são outras das recomendações da autoridade de saúde para a população geral.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT