Saúde

Porque é que temos de dar 10 mil passos por dia?

Melhora a respiração, reduz a gordura corporal e até pode ajudar em casos de depressão e ansiedade. O master trainer Paulo Ah Quin, do Holmes Places, explicou tudo à NiT.

Todos os dias, e sem nos apercebermos, fazemos um pouco de exercício. Pode ser quando vamos para o trabalho, às compras ao supermercado ou, simplesmente, enquanto arrumamos o quarto. Para muitas pessoas, esta pode ser a única coisa mais parecida com atividade física que fazem ao longo da semana. No entanto, também há quem leve bastante a sério a meta dos dez mil passos por dia.

“A ideia dos dez mil passos por dia começou em 1965 no Japão”, explica à NiT Paulo Ah Quin, master trainer do Holmes Place. Sabia-se que eram necessários duas mil calorias extra por semana para conseguir reduzir em 50 por cento os riscos de doenças cardíacas. E foi desta forma que se chegou a este valor.

Portanto, os dez mil passos acabam por consumir cerca de 300 calorias extra por dia, que significam 2100 no final da semana.

“O problema é que a maioria das pessoas faz apenas três a quatro mil passos por dia e estão a perder imensos benefícios”, diz.

A nível respiratório e cardíaco tem muitas vantagens já que melhora o consumo de oxigénio e reduz o seu custo no miocárdio, e diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, reduz os fatores de risco de doenças cardiovasculares, aumenta o colesterol bom (HDL), diminui os triglicerídeos e reduz a gordura corporal, as inflamações e a necessidade de insulina. Mas não fica por aqui. 

“Os níveis mais elevados de atividade estão associados a uma menor ocorrência de AVC, enfartes, diabetes, cancro do cólon, da mama e até doenças de bexiga”, conta o master trainer.

Esta prática ainda pode ajudar em casos de depressão e ansiedade e aumenta a sensação de bem-estar.

O ideal é fazer 150 minutos de atividade moderada ou 75 de atividade intensa por semana. No entanto, quanto maior for a quantidade de exercício, mais benefícios ganha.

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