Saúde

DGS atualiza normas e dá início a vacinação de quem tem entre 16 e 79 anos

Autoridades adaptam a estratégia a um cenário de maior disponibilidade de doses de vacinas.
AstraZeneca está disponível em Portugal.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou ao final do dia de quarta-feira, 21 de abril, que atualizou as normas de vacinação contra a Covid-19 devido a uma maior disponibilidade de doses de vacinas; e confirmou que vai começar a inoculação de pessoas entre 16 e 79 anos.

Num comunicado, citado pela Lusa, a autoridade de saúde explica que, na segunda fase do plano de vacinação, são definidas duas estratégias distintas: “A vacinação por faixas etárias decrescentes, até aos 16 anos, e de pessoas com 16 ou mais anos e que tenham doenças com risco acrescido de Covid-19 grave ou morte”.

Entre as doenças que darão prioridade na toma da vacina, independentemente da idade, conta-se a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais, refere.

Além disso, aqueles que recuperaram de infeção por Covid-19 “há pelo menos seis meses” também estão incluídos na segunda fase de vacinação, “de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem”.  A vacinação destes cidadãos será feita com apenas uma dose, independentemente da vacina, e apenas quando for iniciada a vacinação das pessoas com menos de 60 anos.

“O Plano de Vacinação é dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico e à calendarização da chegada a Portugal das diferentes vacinas contra a Covid-19”, explica a DGS, sublinhando que o objetivo é “salvar vidas, através da redução da mortalidade e dos internamentos” e “preservar a resiliência do sistema de saúde e do sistema de resposta à pandemia e do Estado”.

Esta quarta-feira, o governo tinha garantido que, em maio, todos os portugueses com mais de 60 anos já estarão vacinados; e que o portal que permitirá a cada cidadão agendar a toma da sua vacina estará disponível a partir da próxima semana

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT