Saúde

DGS explica tudo sobre testes Covid em casamentos, batizados ou escritórios

Tudo depende do número de participantes. No caso das cerimónias, a testagem deve ser feita sempre que estão mais de 10 pessoas juntas.
Há recomendações para casamentos e batizados.

A Direção-Geral da Saúde atualizou na terça-feira, 15 de junho, as normas relativas a testes à Covid-19 para uma série de eventos, tanto familiares como de empresas, bem como espectáculos culturais e competições desportivas. 

Esta norma recomenda a realização de rastreios laboratoriais em eventos familiares, como casamentos e batizados, “bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes sempre que o número de participantes seja superior a 10”.

Eventos culturais e desportivos contam igualmente com recomendações especiais. Nestes casos, “recomenda-se a testagem sempre que o número de espectadores seja superior a mil, em ambiente aberto”. Já se for em ambiente fechado os testes são recomendados quando existem mais de 500 participantes., ou superior a 500, em ambiente fechado.

No trabalho, há também recomendações. “Em contexto laboral, nos locais de maior risco de transmissão, como as explorações agrícolas e o setor da construção, aconselha-se a testagem com uma periodicidade de 14/14 dias”, pode ler-se na norma da DGS. A mesma recomendação deve ser seguida nos serviços públicos e nos locais de trabalho com 150 ou mais trabalhadores, “independentemente do seu vínculo laboral.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT