Saúde

DGS lança manual sobre a prevenção da obesidade na barriga da mãe

Dos alimentos a privilegiar àqueles que se devem evitar, há várias recomendações.
É de acesso geral.

Esta quinta-feira, 4 de  março, assinalou-se o Dia Mundial da Obesidade, e a Direção-Geral da Saúde (DGS) aproveitou a data para lançar um manual dedicado à alimentação na gravidez, sob o mote a “prevenção da obesidade começa na barriga da mãe”.

Lá, os pais podem conhecer as mais recentes recomendações sobre macro e micronutrientes durante a gravidez e a lactação da EFSA – Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos. Também inclui informações sobre o ganho de peso durante a gravidez, a ingestão de cafeína ou álcool e suplementação.

O mais recente manual tem também conselhos para casos específicos, como para gestações múltiplas ou para mulheres que seguem um padrão alimentar vegetariano.

“Os hábitos alimentares e o estilo de vida antes, durante a gravidez e a amamentação influenciam a saúde da criança, nomeadamente o risco de contrair doenças como a obesidade. Assim, otimizar o estado nutricional precocemente e corrigir alguns comportamentos alimentares ainda antes e durante a gravidez trará benefícios a curto e a longo prazo”, pode ler-se no site da DGS.

O manual, que revela tudo sobre a alimentação e nutrição adequadas durante esta fase tão importante do ciclo da vida, está disponível online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT