Saúde

DGS prevê começar a campanha da vacinação da Covid-19 e da gripe já em setembro

A iniciativa irá seguir os parâmetros dos anos anteriores. O agendamento será gratuito para maiores de 60 anos.
O objetivo é acelerar o processo de vacinação.

A próxima campanha de vacinação contra a gripe sazonal e a Covid-19 vai arrancar mais cedo que o habitual. 

As inoculações devem começar “a meados de setembro”, prevê a diretora da Direção-Geral de Saúde, Rita Sá Machado. À semelhança do que aconteceu no ano passado, vai decorrer ao longo do outono e inverno nos centros de saúde e farmácias.

Serão elegíveis para a vacinação todos os cidadãos a partir dos 60 anos, avança o jornal “Público”. Um dos objetivos é simplificar o modo como a campanha será comunicada à população, adiantou fonte do Ministério da Saúde.

Um dos objetivos da DGS é que as pessoas desta faixa etária optem por ser vacinadas nas farmácias, para que o processo seja mais ágil e permitindo uma taxa mais elevada de população protegida. Nesse sentido, este ano há outra novidade: a vacina da gripe de dose elevada será administrada a todos os que tenham mais de 85 anos. Na época passada, apenas os idosos residentes em lares foram inoculados com esta versão.

Aos mais velhos juntam-se os grupos mais vulneráveis. Todas as pessoas com comorbilidades, patologias de risco para doença grave, hospitalização e morte podem também ser vacinadas. A campanha arrancará, aliás, nas instituições onde residem ou estão internados os mais vulneráveis — como os lares de idosos e instituições similares, com o apoio dos centros de saúde. Avançará depois, de forma gradual, por faixas etárias, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores.

No ano passado, foram administradas 1.992.430 doses de vacinas contra a Covid-19 e 2.495.305 doses de vacinas contra a gripe, 1,6 milhões das quais em regime de co-administração. Cerca de 70 por cento das doses foram administradas nas farmácias comunitárias, que participaram pela primeira vez numa campanha de vacinação.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT