Saúde

Doutores Palhaços fazem visitas virtuais a crianças hospitalizadas

As novas tecnologias têm ajudado a manter o trabalho dos profissionais da Operação Nariz Vermelho.
Novidade aproxima crianças e Doutores Palhaço

Depois de quase um ano afastados dos hospitais, os Doutores Palhaços voltam a conseguir interagir diretamente com as crianças internadas de forma virtual. Esta é a solução encontrada enquanto não é possível retomar as visitas presenciais.

O Palhaços na Linha é o novo projeto da Operação Nariz Vermelho (ONV) e consiste na realização de videochamadas, individuais e personalizadas, entre uma dupla de Doutores Palhaços e as crianças hospitalizadas. Esta é uma forma de interagir em tempo real e de aproximá-los novamente às crianças.

“O ‘Palhaços na Linha’ é todo um outro nível. Permite criar números específicos em cada quarto e com cada criança, ajudando-a a afastar-se, por momentos, da realidade que vive no hospital”, explica em comunicado Fernando Escrich, diretor artístico da ONV.

Este é um projeto diferente da TV ONV, canal de YouTube criado no início da pandemia, uma vez que esse funcionava com vídeos diários criados pelos Doutores Palhaços mas não tinha uma interação imediata nem personalizada. Neste momento, são já 13 os hospitais onde é possível ter acesso ao projeto — Garcia de Orta (Almada), Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (Amadora), Beatris Ângelo (Loures), Hospital de Cascais, Hospital do Barreiro, Hospital D. Estefânia, Hospital de Santa Marta, Hospital de Santa Maria, IPO-Porto, Centro Materno-Infantil do Norte, Centro Hospital Gaia-Espinho, Hospital Pediátrico de Coimbra e Hospital de Braga.

Para avançar, o Palhaços na Linha, que vinha a ser pensado há vários meses, contou com o apoio de diversos parceiros, como a Teleperformance, a Cisco, a NOS, ou Sam Singh.

“Sem a enorme generosidade dos nossos parceiros não podíamos ter apresentado este novo projeto aos hospitais com que trabalhamos, onde tem sido muito bem recebido, tanto por parte das equipas profissionais como pelas crianças, que já sentiam falta de interagir diretamente com os Doutores Palhaços”, disse ainda Fernando Escrich.

Aproveite e leia este artigo que conta a incrível história do mais antigo Dr. Palhaço da Operação Nariz Vermelho, que desempenha o papel há 19 anos. Chama-se Mark Mekelburg e é um dos fundadores na Operação Nariz Vermelho. À NiT, contou todo o seu percurso até chegar a Portugal, assim como os momentos mais marcantes ao longo da carreira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT