Saúde

Evite o burnout: 6 rotinas de relaxamento profundo e anti-stress para fazer em casa

Relaxe e permita-se descontrair das tarefas avassaladoras do dia a dia com estas medidas anti-stress.
Com a pandemia, há mais pessoas a sofrer de burnout.

Todos sabemos que o Natal e a Passagem de Ano são épocas especiais mas, ao mesmo tempo, bastante stressantes. Não só os dias são mais pequenos e há menos sol, como também estamos sob a pressão de garantir que não apanhamos Covid-19 antes do Natal. A juntar a tudo isto, temos ainda as tarefas do quotidiano, que nunca ficam em standby.

Chegou o momento de relaxar, antes que chegue a um ponto de rutura — o burnout. É um termo relativamente recente no nosso vocabulário, mas já tem vindo a ser estudado desde os anos 70. Aplicamos este termo a toda e qualquer situação difícil de gerir e que, muitas vezes, surge não por uma exposição excessiva ou mal gerida a nível profissional, mas pela difícil gestão entre a vida profissional e pessoal. 

Existem três estratégias vencedoras que podem ajudar muito: aumentar o foco e a concentração, dedicar-se a uma coisa de cada vez, e fazer alguns rituais de pausa. Permita-se dormir, descansar e a ter momentos de pausa, não fazer nada.

Carregue na galeria e descubra sete rotinas de relaxamento profundo ideais para evitar um burnout.

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