Saúde

Enfermeira Carmen abre clínica dedicada à maternidade em Lisboa

A MaterCare fica perto de três grandes maternidades da capital e representa "a concretização de um grande sonho".
É um sonho tornado realidade.

Muitas mães e grávidas conhecem (bem) Carmen Ferreira. A enfermeira especialista em saúde materna é conhecida pelos conselhos e dicas que partilha nas redes sociais — e não só. No Instagram, por exemplo, conta com 145 mil seguidores.

Dá muitas consultas online relacionadas com a temática da maternidade, e a 25 de setembro, inaugurou uma clínica especializada, a MaterCare, com a ajuda dos dois sócios: Tatiana Vaz (enfermeira) e Domingos Vaz (ginecologista).

“Trabalhar online foi ótimo porque durante a pandemia consegui ajudar muita gente. Mas sentia há algum tempo que precisava de ter esta equipa. Partilhamos todos a mesma visão e foi assim que fizemos acontecer este projeto”, conta Carmen à NiT.

O espaço fica no Alto dos Moinhos, em Lisboa, uma localização que não foi escolhida ao acaso. “É uma zona bastante privilegiada porque está entre três grandes maternidades da capital: Luz, Lusíadas e Santa Maria. Se houver alguma urgência ou complicação, têm um hospital a menos de cinco minutos”, aponta.

Embora já esteja aberta, as consultas na clínica de maternidade apenas começam na segunda semana de outubro. Até lá, pode ir fazendo as suas marcações, tanto presencialmente como online.

Ali falam “todos a mesma língua” e seguem a mesma filosofia: ajudar da melhor forma as pacientes. A lista de serviços e consultas que a MaterCare disponibiliza é vasta. Tem um obstreta e ginecologista, ecografistas, uma preparadora física e uma professora de ioga, uma fisioterapeuta, uma nutricionista, um osteopata, um massagista e uma psicóloga. Muitos destes profissionais trabalham também em hospitais lisboetas. Já Carmen dá consultas de gravidez, pós-parto e amamentação — são essas as suas especialidades.

O acompanhamento numa maternidade maior acarreta sempre algumas dificuldades para as pacientes, explica a fundadora. Muitas vezes, a informação “fica perdida pelo caminho”, quando é necessário consultar outros médicos, por exemplo. “Nós percebemos toda a dinâmica das consultas e fazemos uma abordagem mais integral”, descreve.

Para que tal não aconteça na clínica, os profissionais reúnem todas as semanas para discutirem os casos que acompanham. “Para nós, não é apenas mais uma consulta. Falamos sobre os vários protocolos e toda a multidisciplinariedade necessária para ajudar uma família”, garante a especialista.

O projeto começou a ser pensado no final do ano passado. Carmen sabe “o início vai ser muito exigente”, mas está pronta para responder à todas as necessidades que surjam. “Sinto-me muito feliz e realizada. Sei que tenho muito trabalho pela frente e ainda não posso expirar de alívio porque está apenas a começar”, confessa.

O objetivo é ter uma equipa que possa acompanhar as grávidas desde o início da gestação até um ano após o nascimento dos filhos. “Vamos centrar tudo neste espaço e, em breve, vamos ter oferta formativa com cursos e workshops”, revela.

A MaterCare conta com uma área de 130 metros quadrados, sala de amamentação com fraldário, quatro gabinetes — cada um com a sua especialidade —, sala de formação, aulas como ioga e até um pequeno ginásio para workouts com personal trainers.

“A decoração é simples, mas elegante.” Carmen queria evitar o ambiente “cheio de bonecada”, comum em espaços dedicados a bebés e recém-mamãs. “Não era isso que pretendia”, realça. Os apontamentos dourados e cor de rosa são mais direcionados para as mulheres, porque são elas o público-alvo.

Uma consulta custa, em média, 60€ — sendo que os valores variam consoante as especialidades e exames realizados. Também oferecem diferentes programas com preços-base. O pós-parto, por exemplo, inclui várias consultas desde 95€ mensais.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua António Alçada Baptista 11C
    1500-359 Lisboa
  • HORÁRIO
  • De segunda a sexta-feira das 8h às 20h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT