Saúde

Enfermeiros querem mais centros de parto normal no SNS

A proposta visa dar uma melhor gestão dos especialistas e um acesso mais fácil a cuidados de saúde obstétrica.
A proposta foi apresentada esta quarta-feira.

A Ordem dos Enfermeiros (OE) apresentou esta quarta-feira, 6 de julho, uma proposta para a criação de centros de parto normal nos serviços de obstetrícia. O objetivo foi apresentado à Direção-Geral da Saúde (DGS) e à ministra Marta Temido, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

De acordo com a agência de saúde, os enfermeiros devem ter a possibilidade de acompanhar o processo de gestação com a devida segurança, encaminhando as situações necessárias para um médico. Numa fase em que os hospitais enfrentam uma grave crise com a falta de obstetras, a medida procura fazer uma melhor gestão dos recursos humanos, nomeadamente enfermeiros especialistas, e facilitar o acesso a vários cuidados de saúde materna.

O conceito de hospitais com centro de parto normal está presente num documento de 1996 da OMS. No mesmo, explica-se a possibilidade de aumentar o direito à privacidade da mulher durante o trabalho de parto, ao mesmo tempo que são necessários menos médicos de apoio na sala de partos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT