Saúde

Especialistas alertam: corredores devem usar máscara para não contagiarem os outros

É um tema que tem gerado discordância, mas há dois professores universitários que não têm dúvidas.
O debate está lançado novamente.

O uso de máscara durante a prática desportiva não é obrigatório na maioria dos países, sendo que em alguns isso nem chega a ser motivo de debate. No entanto, o tema tem gerado discussão entre os corredores e especialistas.

Esta terça-feira, 2 de março, no programa televisivo “Good Morning Britain”, conduzido, entre outros, por Piers Morgan, Trish Greenhalgh, professora de ciências da saúde na Universidade de Oxford, no Reino Unido, garantiu que “o vírus está no ar” e que “não há dúvida de que pode apanhá-lo se inalar ar que outra pessoa expirou”. 

“Relativamente ao corredor ofegante é possível sentir a sua respiração e por vezes a outra pessoa pode mesmo sentir-se a inalá-la. Não há dúvida de que é um perigo”, alertou, acrescentando que cerca de 40 por cento dos casos de Covid-19 ocorrem através do contacto com pessoas que não apresentam sintomas.

No mesmo programa, Devi Sridhar, professor de saúde pública da Universidade de Edimburgo, concorda com Greenhalgh, acrescentando que os corredores devem usar máscara quando se exercitam em áreas movimentadas. Já quando estão em parques ou espaços abertos, o especialista diz que devem sentir-se à vontade para tirar a máscara e correr livremente. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT