Saúde

Está a terminar as férias e já se sente ansioso com o regresso ao trabalho? Há solução

Não é fácil voltar à rotina. A psicóloga clínica Catarina Graça dá algumas dicas para o ajudar a livrar-se dessa sensação.
Saiba como evitar sentir ansiedade ao regressar ao trabalho.

Nas férias, além de descansar e passear, vivemos momentos de liberdade preciosos. Não há horários, rotinas, nem obrigações. É como se fizéssemos uma pausa nas nossas vidas, nos enfiássemos numa bolha e encarássemos uma personagem (ou a nossa verdadeira personalidade).

À medida que esses dias se aproximam do fim, é normal que a ansiedade cresça. Ou seja, acaba por ser uma situação paradoxal: um momento que deveria ser relaxante e tranquilo, acaba por se tornar motivo de stress. E não, a razão não se deve às férias em si, mas ao facto de ter quebrado uma rotina à qual é difícil regressar.

“A obrigatoriedade de fazermos alguma coisa pode causar contrariedade em algumas pessoas e o ser humano não gosta dessa sensação”, explica à NiT a psicóloga clínica Catarina Graça. “Este é o cerne da questão”, continua.

Numa altura em que os portugueses estão a preparar-se para retomar os hábitos quotidianos, isto é cada vez mais visível, e não significa necessariamente que a pessoa não goste do trabalho que faz. Afinal, por mais que se sinta realizado, trabalhe num bom ambiente e com bons colegas, um período de descanso é sempre necessário. Porém, depois, nem sempre é fácil gerir o regresso à rotina diária.

Existem muitas formas e sinais que nos dizem que esse regresso constitui um desafio. Apatia, variação de humor, falta de energia, desmotivação ou dificuldade em manter a concentração, são algumas das manifestações destacadas pela psicóloga.

Na maioria dos casos, não é um quadro que mereça especial preocupação. “Ao fim de uma semana o corpo volta a habituar-se à rotina”, realça a psicóloga. Ainda assim, é algo incómodo e é, portanto, preferível evitar.

O ideal é antecipar esse momento e fazer uma transição tranquila e Catarina Graça partilhou com a NiT algumas dicas práticas para ajudar a livrar-se dessa ansiedade.

Carregue na galeria e descubra os truques que o vão ajudar a encarar o regresso ao trabalho com mais serenidade e boa disposição.

 

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