Saúde

Esta mulher perdeu 45 quilos em 13 meses e tornou-se um fenómeno de popularidade no TikTok

Georgia Malbrough acumulou mais de 400 mil seguidores naquela rede social, onde partilha várias dicas sobre a perda de peso e vídeos com o antes e depois da mudança.
Atualmente pesa 58 quilos.

Não existe altura certa para perdermos peso. Podemos emagrecer enquanto miúdos, adolescentes ou até mesmo de já termos uma família formada. Só precisamos de uma coisa: força de vontade. Georgia Malbrough tem três filhos mas isso não a impediu de mudar por completo a sua vida. É um fenómeno no TikTok onde partilha vários videos sobre o seu percurso.

Desde nova que Georgia Malbrough teve problemas com o peso. “Tivemos de fazer uma encomenda especial para o meu uniforme da claque porque aos seis anos já vestia o 43”, disse a mãe de 28 anos ao “Today” da NBC.

Antes da perda de peso, tudo era um desafio. Brincar com os três filhos pequenos era uma atividade totalmente exaustiva, e sabia que aquele peso não era algo que queria levar quando entrasse na casa dos 30 anos. “Finalmente percebi que para aproveitar verdadeiramente a minha vida e estar lá para os meus filhos, tinha de encontrar um balanço, e priorizar a minha saúde ao mesmo tempo que sou mãe”, conta à “Women’s Health”. 

“Estava cansada de ser uma versão deslavada de mim mesma. Quando eu via o meu futuro, imaginava-me como aquela avó que levaria os netos em caminhadas. Mas isso não aconteceria caso não fizesse alguns ajustes à minha rotina diária”, lembra-se. 

Quando teve o terceiro filho, a fevereiro de 2018, pesava 105 quilos e media apenas 1,60 metros. “Eu tinha sempre esgotamentos que duravam perto de meia hora antes de me vestir.”

Foi uns meses depois, em julho, que decidiu que era altura de mudar de estilo de vida. Os primeiros passos na perda de peso foram feitos juntamente com o recém-nascido. “Eu vestia o meu bebé e íamos passear uma milha (1,6 quilómetros). Passado um tempo, aumentei duas milhas.” Desde então, perdeu perto de 45 quilos em 13 meses, baixando dos 105 quilos para os 58, peso que tem conseguido manter.

Mudou de vida em 2018.

Depois de ganhar uma rotina, descobriu vários exercícios através do Instagram e ficou completamente rendida: “Eu amo exercícios de mobilidade e impulso de anca. Comecei a praticar mobilidade quando torci o tornozelo e andava à procura de como o reabilitar”, recorda. Nutre também um grande carinho pelos exercícios com kettlebells, visto que a fazem “sentir como um ninja, e os impulsos de anca fazem o rabo crescer.”

Atualmente, Georgia Malbrough, que tem 454 mil seguidores no TikTok, vai ao ginásio seis vezes por semana, onde faz 40 minutos de treinos de força e 20 minutos de cardio. “Segundas, quartas e sextas-feiras são os meus dias favoritos porque são os dias em que treino pernas”, diz à “Women’s Health”.

A dieta CICO

O exercício físico é uma parte essencial para a perda de peso, mas muitas vezes não é o suficiente para atingirmos os objetivos desejados. Também a alimentação é crucial para uma mudança de vida.

“No passado já tinha experimentado várias dietas que me davam resultados rápidos, mas esses resultados desapareciam completamente assim que eu tivesse um deslize”, conta. Decidiu pesquisar por ela própria qual a melhor dieta, pelo menos para si. A primeira coisa que fez foi “pesquisar como o nosso corpo queima gordura e como é que o metabolismo funciona”.

Foi com esta pesquisa que descobriu a dieta CICO (calories in, calories out). “A perda de peso e gordura resume-se geralmente a uma coisa: calorias que vêm para dentro contra as calorias que vão para fora. Muitas pessoas chamam isto de dieta CICO, mas, na verdade, não é de todo um dieta — é só uma maneira básica de pensarmos na perda de peso”, explica.

O processo desta “dieta” é bastante simples. Só temos de queimar mais calorias do que àquelas que consumimos diariamente. Para conseguir isto, a mãe de 28 anos começou a registar tudo o que comia para saber a discrepância. Para auxiliar neste cálculo, Malbrough acabou por comprar uma Fitbit para conseguir saber quantas calorias queimava durante os treinos e mesmo enquanto descansava. “A primeira vez que fiz isto, vi que tinha queimado aproximadamente 2.100 calorias”, recorda-se. “Fiquei completamente chocada quando soube que ainda podia consumir 1.700 calorias quando antigamente consumiria apenas 1,200.”

Esta abordagem permitiu que continuasse a comer as suas comidas favoritas, incluindo doces, enquanto continuava a jantar com o resto da família: “Vamos ser sinceros: nunca iria deixar de me sentar à mesa com os meus filhos porque eles estavam a comer pizza e eu não podia. Eu precisava de poder continuar a viver a minha melhor vida dentro da minha própria realidade. E contar as calorias que entravam e que saíam permitiu-me isso mesmo”, confessa.

O que é que Georgia normalmente come num dia?

Em conversa com a “Women’s Health”, a agora aficionada por fitness revelou o que passou a comer diariamente e que a permitiu continuar a perder peso enquanto “cedia” a algumas tentações habituais.

Ao pequeno-almoço — para muitos a refeição mais importante — bebe sempre uma caneca de café sem açúcar e um batido de proteína ou ovos mexidos. Umas horas depois, ao almoço, costuma comer carne picada com tempero de tacos, que acrescenta a uma bowl de proteínas, recheada com queijo mexicano gratinado e sour cream.

Quando está com vontade de petiscar, escolhe sempre opções com pouca calorias como uvas, maçãs e pepinos acompanhados por um molho.

Ao jantar come, normalmente, coxa de frango estufada com favas, arroz branco e brócolos cozidos. Para terminar esta refeição, junta iogurte grego natural a pudim de chocolate e morangos.

“Também comecei a beber mais água, que foi uma mudança completamente revolucionária para mim. Eu não fazia ideia do quão desidratada estava constantemente.” A água também pode ser também uma maneira de controlar alguns desejos.

Na sua conta do TikTok, Georgia Malbrough incentiva as centenas de milhares de seguidores a terem uma relação positiva com a comida, não se privando de comerem coisas que os fazem felizes, mesmo que possam ser mais calóricas.

@georgia_beth_fitness

#fitnesstiktok #yesitdoes

♬ Sound from thereal mikehancho – 10Dimes

Também usa a sua plataforma para incentivar outras mulheres que querem perder peso mas acham que nunca conseguirão: “Eu quero que outras mulheres percebam o quão fortes são. Quero que encontrem inspiração nelas próprias e nas mulheres que as rodeiam, em vez de a procurarem nas mulheres que veem nas redes sociais, que muitas vezes usam Photoshop. A parte que me deu mais empoderamento de toda esta jornada foi saber que o fiz sozinha — porque assim ninguém me pode tirar os créditos do trabalho árduo que tive de fazer”, conclui.

No Instagram, onde conta com mais de 83 mil seguidores, publica várias fotos com o antes e depois do seu percurso.

Pode ainda ler esta artigo da NiT sobre Patrícia Silva, também mãe de três filhos, que perdeu 27 quilos em pouco mais de meio ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT