Saúde

Este robô português desinfeta tudo e já está a dar uma ajuda na luta contra a Covid-19

É uma criação da startup portuguesa Follow Inspiration e já está em testes em hospital.
Eis o UV Robot.

O Hospital de Santo António, no Porto, conta com um novo ajudante em tempos de pandemia. Este, no entanto, não é um profissional de saúde e a sua especialidade é mesmo a desinfeção.

O projeto é da autoria da startup portuguesa Follow Inspiration, que desenvolveu um robô de desinfeção que ajuda a prevenir vírus e bactérias no ar, entre eles o novo coronavírus. Chama-se UV Robot, faz cobertura de desinfeção de 360 graus e a primeira unidade-piloto já está em testes.

O robô movimenta-se autonomamente em rotas pré-definidas, podendo até circular entre pessoas. “O novo robô combina tecnologia UV com purificador de ar e navegação autónoma, sem qualquer infraestrutura adicional”, explica um comunicado a que a NiT teve acesso. Conta, ainda, com uma autonomia entre quatro e seis horas, com possibilidade de troca rápida de bateria. 

Segundo a Follow Inspiration, esta criação robótica conta com uma eficácia de desinfeção próxima dos 99,9 por cento. A empresa responsável conta com patentes concedidas em mercados como União Europeia, EUA e Canadá e opera a partir do CEiia, um centro de engenharia e desenvolvimento, em Matosinhos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT