Saúde

Novo teste inovador permite prever risco de AVC

Estudo revela presença de marcador que permite, através de uma análise ao sangue, identificar probabilidade de derrame cerebral.
AVC é a principal causa da morte de muitos portugueses.

Os últimos dados disponíveis mostram que as taxas de mortalidade por AVC em Portugal são superiores a todos os países da Europa Ocidental. Em 2023, a Sociedade do Acidente Vascular Cerebral alertou que 90 por cento dos casos podem ser evitados através do controlo de fatores de risco e da consciencialização da doença.

Um novo estudo da Universidade da Califórnia (Los Angeles), divulgado em maio, mostra que além do rastreio, existe um novo método inovador que permite, através de uma simples análise ao sangue, prever a possibilidade de derrame cerebral, revela a “CBS News”.

Os desenvolvimentos foram possíveis a partir da recolha de dados de mais de duas mil pessoas, com 45 ou mais anos. Através delas, os investigadores encontraram uma rede de moléculas inflamadas (interleucina-18) no sangue, responsável pela perda de memória e risco elevado de AVC.

Atualmente, esses dois diagnósticos podem ser detetados a partir de ressonâncias magnéticas, por questões genéticas ou até mesmo pelo próprio estilo de vida. Neste avanço feito pelos investigadores, as análises de sangue identificariam a sua presença de uma forma mais simples.

Uma das principais conclusões do estudo dá a saber que os utentes com níveis elevados de inflamação em cinco moléculas específicas da rede de interleucina-18, enfrentam uma grande probabilidade de sofrer um derrame cerebral ou problemas de memória, explica a “Medical News Today”.

Todos os dados obtidos foram respetivos ao “Framingham Heart Study”, um projeto iniciado em 1948, que acompanha o historial médico de residentes da própria cidade. Dele, resultou a seleção das duas mil pessoas que foram analisadas a partir de amostras de sangue e exames de ressonância magnética que permitiram identificar as tendências.

 

 

 

 

 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT