Saúde

Estudo revela que por cada 100 casos de Covid-19 em Itália, nós teremos sete

Foi realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e gerido pela investigadora Carla Nunes.
Será?

Neste momento, Itália é o país europeu mais afetado com a Covid-19. Segundo os últimos dados divulgados, só nas últimas 24 horas morreram 475 pessoas — nem a China registou um número tão elevado num só dia.

Em Portugal, uma equipa da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), liderada pela investigadora Carla Nunes, concluiu um estudo que estima que por cada 100 casos de Covid-19 em Itália, Portugal terá sete. A análise teve como base vários modelos matemáticos e dados de vários outros países.

“Esta previsão é muito fiável a um curto espaço de tempo, cerca de três a cinco dias. Passado esse tempo é muito difícil prever com exatidão, afirmou a especialista em Epidemiologia e Estatística à “Lusa”.

Atualmente, a análise desses modelos diz-nos que todas as curvas, na fase em que nos encontramos e independentemente do país analisado, são exponenciais (ou similares), ou seja, têm uma evolução crescente acentuada. A curva portuguesa segue o mesmo trajeto, à sua escala, comparando com os períodos análogos dos outros países”, disse a investigadora.

“Analisando, por exemplo, o 17.º dia de todas as curvas sabemos que, por cada 100 casos em Itália, esperamos sete em Portugal, por cada 100 no Reino Unido estimamos 130 e por cada 100 em Espanha esperamos 30 novos casos em Portugal”, acrescentou.

De acordo com Carla Nunes, o nosso País está a seguir as curvas dos outros países, mas em escalas diferentes. “Comparativamente aos outros países, Portugal tomou medidas de promoção do isolamento social mais cedo e foram aparentemente bem adotadas pela população portuguesa, segundo os órgãos da comunicação social”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT