Usar óculos poderá ser uma forma de reduzir até três vezes a probabilidade de ser infetado com o vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19. Esta é a conclusão a que chegou um grupo de investigadores na Índia.
De acordo com o estudo, usar óculos permanentemente faz com que as pessoas toquem e esfreguem menos a região dos olhos, o que reduz significativamente o risco de infeção por essa via. Como tem sido amplamente divulgado desde o início da pandemia, o maior problema associado aos olhos como porta de entrada do vírus para o organismo é o facto de estarmos constantemente a tocar nesta parte do corpo, mesmo inconscientemente, sem ter as mãos desinfetadas.
“O indivíduo tem o hábito de tocar a própria cara em média 23 vezes por hora e os olhos em média três vezes por hora”, diz o estudo.
Se olharmos para outras grandes vias de entrada do vírus no organismo, o nariz e a boca, estas estão protegidas pelo uso de máscara, o que reduz significativamente o risco de contrair a doença. Ainda assim, a máscara deixa de fora os olhos, razão pela qual o uso de óculos poderá ajudar neste caso e será uma forma de reduzir duas a três vezes a probabilidade de ser infetado.
Neste estudo conduzido no norte da Índia foram analisados dados de 304 participantes com idades entre os dez e os 80 anos, dos quais se contam 223 homens e 81 mulheres. Entre estes, 60 participantes usavam óculos em permanência. Os dados foram recolhidos entre agosto e setembro de 2020.