Saúde

EUA aprovam primeira vacina contra o vírus que provoca pneumonia e bronquiolite

O VSR é a causa mais comum das infeções nas vias respiratórias nos miúdos, mas também afeta os mais velhos.
Ficarão disponíveis nos próximos meses.

Os Estados Unidos aprovaram esta quarta-feira, 3 de maio, a primeira vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). A autorização para o fármaco Arexvy, desenvolvida pela gigante farmacêutica britânica GSK, foi concedida pela agência norte-americana do medicamento (FDA) para adultos com 60 anos ou mais.

O VSR é a causa mais comum das infeções nas vias respiratórias (como as bronquiolites), até aos 5 anos e um dos motivos que leva ao aumento de internamentos durante as estações mais frias. Os sintomas começam normalmente com secreções nasais, o chamado pingo do nariz, a tosse, a dificuldade a respirar e/ou uma respiração tipo assobio. “A febre pode, ou não aparecer”, explicou à NiT o pediatra Paulo Venâncio.

Apesar de mais comum nos miúdos, o VSR também afeta adultos e pode ser perigoso para os idosos, porque pode causar uma infeção respiratória grave, como uma pneumonia.

Na semana passada, a mesma vacina recebeu parecer favorável da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla inglesa), sendo que a decisão final da Comissão Europeia é esperada para os próximos meses. Este passo representa “um sucesso significativo de saúde pública na prevenção de uma doença que pode ser fatal”, destacou Peter Marks, alto responsável da FDA, em comunicado, aqui citado pela SIC Notícias.

A GSK adiantou que a vacina estará disponível a partir da próxima temporada epidémica deste ano. A aprovação do fármaco foi baseada num ensaio clínico com aproximadamente 25 mil participantes. A vacina foi considerada 83 por cento eficaz na prevenção de infeções do foro respiratório inferior. Os principais efeitos secundários relatados foram fadiga, dores musculares ou de cabeça.

Leia também este artigo da NiT para saber quais os sintomas deste vírus e o que deve fazer caso o seu filho os apresente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT