Saúde

EUA aprovam primeira vacina para bebés contra o vírus que provoca bronquiolite

O VSR é a causa mais comum das infeções nas vias respiratórias nos miúdos, e pode causar pneumonias graves.
Testes já começaram.

Os Estados Unidos autorizaram, pela primeira vez, uma vacina destinada a proteger os bebés contra o vírus sincicial respiratório (VSR) que provoca bronquiolites e pneumonias. Segundo as autoridades de saúde norte-americanas, o fármaco será administrado também a mulheres grávidas, para proteger os miúdos logo à nascença.

O VSR é a causa mais comum das infeções nas vias respiratórias (como as bronquiolites), até aos 5 anos e um dos motivos que leva ao aumento de internamentos durante as estações mais frias. Os sintomas começam normalmente com secreções nasais, o chamado pingo do nariz, a tosse, a dificuldade a respirar e/ou uma respiração, tipo assobio. “A febre pode, ou não, aparecer”, explicou à NiT o pediatra Paulo Venâncio.

A vacina, comercializada pela farmacêutica Pfizer com o nome de Abrysvo, foi autorizada para mulheres grávidas entre as 32 e 36 semanas de gestação, segundo a agência norte-americana do medicamento (FDA). Desta forma, os bebés ficarão protegidos contra o VSR desde o nascimento e durante os primeiros seis meses de vida.

O fármaco já havia sido aprovado nos EUA para pessoas com 60 ou mais anos e, em julho, a sua utilização foi aprovada também pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Porém, a Comissão Europeia ainda não autorizou a sua introdução no mercado europeu.

Leia também este artigo da NiT para saber quais os sintomas deste vírus e o que deve fazer caso o seu filho os apresente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT