Saúde

EUA vão avançar para terceira dose de vacina contra a Covid-19 já em setembro

Tal como no início do processo de vacinação, a prioridade será dada a profissionais de saúde e população mais idosa.
Deve começar já a 20 de setembro.

Os EUA anunciaram que estão preparados para começar a administrar de vacinação contra a Covid-19 já a partir de 20 de setembro. Falta só “luz verde” por parte da Food and Drug Administration (FDA) e do Centro para Controlo e Prevenção de Doenças, as duas entidades que regulam a área da saúde.

A Casa Branca realça que a terceira dose será dada a quem já tenha recebido a segunda dose há pelo menos oito meses. Lembrando que as vacinas são “seguras, gratuitas e eficazes”, as autoridades de saúde norte-americanas salientaram ainda que a prioridade será semelhante à da primeira fase de vacinação.

Este reforço de proteção será dado em primeiro lugar a profissionais de saúde e à população mais idosa que receberam as vacinas da Pfizer-BioNTech e da Moderna. Já sobre a da Janssen, as autoridades norte-americanas salientam que a vacina de dose única começou a ser administrada em março e que por isso esperam por mais dados. Ainda assim admitem que poderá ser necessário avançar também com reforço de vacinação para quem recebeu a vacina de dose única.

As vacinas têm comprovadamente contribuído para uma diminuição no impacto da doença, diminuindo hospitalização  e o risco de morte. Ainda assim, entre os estudos que têm surgido admite-se uma perda parcial de eficácia na proteção, meses após a pessoa ter sido vacinada.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT