Saúde

Existe um novo curso online português sobre saúde mental (e é grátis)

Segundo a OMS, cerca de mil milhões de pessoas vivem com uma doença mental e a cada 40 segundos alguém morre por suicídio.
É um tema cada vez mais falado.

Celebrou-se este sábado, 10 de outubro, o Dia Internacional da Saúde Mental, e para marcar esta data foi criado um curso online gratuito sobre o tema. O objetivo é ensinar a identificar sinais de alerta e encontrar soluções — muito importantes num ano marcado por uma pandemia que desafiou a saúde mental de muitas pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de mil milhões de pessoas vivem com uma doença mental e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio.

O projeto foi criado pela ManifestaMente, uma iniciativa da sociedade civil pela saúde mental, com o apoio do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM) e que pretende promover a literacia em saúde mental. “É um minicurso online em português, gratuito, com a duração de cerca de uma hora e meia que aborda os temas que achamos que são fundamentais e que toda  agente deve saber sobre a saúde mental”, contou à agência Lusa, citada pelo “Público”,  Beatriz Lourenço, a coordenadora do projeto. 

O curso quer ajudar a população a proteger a sua saúde mental e alertar para os sinais que podem significar que uma pessoa precisa de ajuda. Além disso, quer ser útil na procura da informação, já que “muitas vezes as pessoas não sabem como é que hão de navegar nos sistemas de saúde para conseguir uma consulta de psiquiatria ou de psicologia e é muito importante” terem esse conhecimento, acrescenta a responsável. 

“O medo de contrair a doença, a sobrecarga dos profissionais de saúde, a adaptação das escolas, o teletrabalho, o isolamento social e o desemprego são enormes desafios à saúde mental de todos nós”, afirmou Miguel Xavier, diretor do PNSM.

Este curso é o resultado de “muitos meses de trabalho para garantir que a informação disponibilizada é rigorosa, mas também acessível a toda a população”, revelou. O projeto foi desenvolvido por uma equipa de psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e especialistas em saúde e comunicação. O curso já está disponível no site da associação. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT