Saúde

Existem 164 surtos ativos de Covid-19 em Portugal (muitos de origem familiar)

A maioria regista-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, avança o sub diretor-geral da Saúde.
Há mais de 58 mil infetados no nosso País.

Na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia de Covid-19 no nosso País, que decorreu esta segunda-feira, 10 de agosto, o sub diretor-geral da Saúde avançou que ainda há 164 surtos ativos da doença em Portugal. Destes, 84 registam-se na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Os restantes estão distribuídos da seguinte forma: 41 no norte, 13 no Alentejo e 16 na região do Algarve. Segundo Rui Portugal, “a situação dos surtos e a transmissão da doença alterou-se”, acrescentando que no centro do País, por exemplo, a maioria tem origem familiar.

“Já não é uma questão de trabalho, não é uma questão social. É uma questão de convívio entre coabitantes e entre famílias”, disse, alertando os portugueses para se lembrarem de que não é “por ser um familiar” que não correm o risco de serem infetados.

O responsável relembra ainda que temos a responsabilidade de proteger as diferentes gerações das nossas famílias.

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, também esteve presente na habitual conferência e atualizou a situações nos lares. Neste momento, existem 72 lares com casos ativos de Covid-19, o que representa dois por cento do universo total. 

De acordo com o governante, nota-se uma “tendência de diminuição”, embora haja alguns focos novos. Registam-se 545 utentes e 200 profissionais infetados com Covid-19 nestas estruturas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT