Saúde

Eye yoga: sabia que existe uma técnica para exercitar os olhos no teletrabalho?

Confinamento tem aumentado as queixas e problemas oculares, mas há alguns truques para aliviar o cansaço.
É fácil e rápido

No último ano, entre o confinamento, o teletrabalho e as horas que dedicamos a ver compulsivamente as séries do momento, passamos boa parte no nosso tempo em frente aos ecrãs. Sejam eles do computador, da televisão ou dos smartphones, sempre ali à mão e com as apelativas redes sociais.

Todo esse tempo tem passado uma fatura pesada não só ao pescoço e ombros, que sofrem com o excesso de horas sentados e em posturas incorretas, como aos nossos olhos. Não é por acaso que os oftalmologistas têm notado um maior número de queixas no último ano, especialmente no que diz respeito a sintomas como desconforto ocular, visão turva ou até mesmo dores de cabeça.

Para combater o aparecimento destes sintomas e ajudar a aliviar a tensão ocular que se vai formando ao longo do dia, tem sido recomendada a prática de eye yoga. Este tipo de ioga focado nos olhos pretende fortalecer a musculatura desta zona e ao mesmo tempo relaxá-la. Os resultados parecem agradar a quem pratica.

“Os nossos subscritores online, que praticam eye yoga, relatam redução da fadiga ocular e melhoria da postura, atenção e equilíbrio”, diz Melisande Turpin, instrutora de ioga e dona do Karma Shala, citada pela “Globe Newswire”.

Estes exercícios ajudam também a relaxar e a diminuir a tensão em zonas como o pescoço, as costas e os ombros. E não se iluda: apesar de esta modalidade parecer uma tendência recente, as suas origens remontam às origens do próprio ioga tradicional.

Para praticar este tipo de ioga não precisa de grande equipamento. Basta estar num lugar calmo e confortável, pode utilizar um sofá ou até um tapete de ioga, se preferir. Depois, pode seguir um dos vários tutoriais que existem na Internet e que a NiT mostra no vídeo em cima. Há exercícios onde foca o seu olhar num objeto a curta e a longa distância, onde aquece a zona com as mãos e até alguns mais dedicados ao pescoço e ombros.

Além de exercitar os seus olhos, pode ter em conta uma série de dicas dos especialistas para retardar os sinais de cansaço ocular. Carregue na galeria para descobri-las.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT