Saúde

Fábrica de vacinas inaugurada em Paredes de Coura coloca o País “noutro campeonato”

A unidade integra um projeto ibérico e implica um investimento de 25 milhões de euros. Ali serão produzidos vários antigénios.
Vai criar 50 postos de trabalho.

A primeira fábrica de vacinas portuguesa foi anunciada em janeiro de 2021. Agora, volvidos dois anos, a unidade fabril da farmacêutica galega Zendal, em Paredes de Coura, está finalmente operacional. O complexo de produção de antigénios é inaugurado esta sexta-feira, 20 de outubro, no Parque Empresarial de Formariz.

O espaço industrial da biotecnológica que produziu o antigénio da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela americana Novavax, esteve em testes nos últimos meses. Obteve o licenciamento do Infarmed e “está capacitada para começar a produzir”, avança o jornal “ECO”.

“Produzir vacinas de forma industrial com o antigénio a ser feito aqui em Paredes de Coura, é uma coisa nova. Por isso é que podemos dizer, com rigor e muita objetividade, que esta é a primeira fábrica de vacinas do País”, explicou o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, à TSF. O autarca afirmou ainda que é “um motivo de orgulho e coloca Portugal noutro campeonato”.

O complexo implicou um investimento de 25 milhões de euros e permitiu a criação de 50 postos de trabalho. E, segundo o autarca, a Zendal tem outros projetos em carteira. A empresa comprou mais quatro hectares de terreno no parque industrial, e o plano inicial admitia a construção de mais três unidades fabris (duas de vacinas e uma de injetáveis) até 2026.

A esperança que tal aconteça foi renovada este verão, numa parceria com a farmacêutica catalã Reig Jofre, a Zendal, fundada em 1939, assinou um acordo de reserva de capacidade com a agência europeia HaDEA. O contrato garante a produção de vacinas em futuras emergências de saúde, como aconteceu durante a pandemia da Covid-19. Assim, a CZ Vaccines, subsidiária do grupo Zendal, assegura o fabrico do princípio ativo das vacinas (antigénio), enquanto a ReigJoffre fica responsável pela formulação e embalagem.

A sede da Zendal situa-se em Porriño, na Galiza, em Espanha. A biotecnológica tem uma equipa com mais de 350 pessoas, que trabalham para exportar os produtos de saúde animal e humana para 65 países.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT