Saúde

Famosas máscaras do TikTok “podem agravar o estado da pele”, alerta dermatologista

Tornaram-se populares nas redes sociais, sobretudo pelo poder satisfatório de arrancar as impurezas, pontos negros e borbulhas.
Pode ser feita tanto em casa, como em salões.

Tudo começou de maneira divertida e inofensiva, com orelhinhas de cães, bigodes de gatinhos e cabelos coloridos. No entanto, não demorou muito a surgirem os filtros embelezadores, que transformam completamente a aparência das pessoas fotografadas. Estas ferramentas, disponíveis no Instagram e no Snapchat, vieram mudar, radicalmente, a nossa relação com o reflexo que o espelho nos devolve e como tratamos da nossa pele. Afinal, quem não gostaria de ter uma tez perfeita, sem qualquer marca ou borbulha?

Numa tentativa de trazer o aspeto desses filtros para a realidade começaram a surgir anúncios a produtos que geraram milhares de partilhas. Entre séruns, cremes hidratantes e até vaselina, destacavam-se as máscaras peel off. Normalmente são feitas à base de carvão, antioxidantes e plantas, com uma textura muito líquida. As instruções indicam que têm de ser aplicadas de forma uniforme e quando já estão secas, devem ser puxadas para arrancar as impurezas dos poros.

Basta abrir um vídeo rápido para perceber o hype. Estes cosméticos, que tanto podem ser utilizados em casa, como em salões de estética, prometem “uma limpeza profunda da pele, redução dos poros e uniformização da tez ao retirar a camada de células mortas mais superficial da epiderme.” O custo reduzido de uma embalagem, a acessibilidade e a quantidade imensurável de partilhas tornaram-nas no tratamento preferido de homens e mulheres para uma tez perfeita, livre de imperfeições. Porém, os dermatologistas, não as recomendam.

@elliejayefarehamx

Satisfying peel #peeloff #peeloffmask #peel #satisfyingpeel #facemask #satisfying #satisfyingvideo #perfect #facemaskgirl #foryoupage #fyp #xyzcba #clean #cleangirl #cleangirlaesthetic #aesthetic #charcole #charcol #peeloffmask #peeloff #viral #famous #skincare #flawless #clearskincheck #clearskin #clear #flux #tiktokmademebuyit #sale #christmassale #blackfriday #perfectfacemask fyp( #viralfyp #lol #cute #lookingcutewithfacemaskon #prettyfacemask #perfect #perfectfacemask

♬ original sound – 𝐸𝓁𝓁𝒾𝑒-𝒥𝒶𝓎𝑒♡

À primeira vista parece tudo incrível e até conseguimos ver os resultados literalmente amarrados à máscara. No entanto, é mais um daqueles casos em que “nem tudo o que parece é”. “Estes produtos interferem com a barreira hidrolipídica da epiderme, a camada responsável pela manutenção da hidratação e defesa contra agentes externos como sol, frio, micro-organismos, poluição, entre outros”, começa por explicar à NiT a dermatologista Marta Ribeiro Teixeira, da Clínica Espregueira no Porto.

Como só atuam na camada superficial dos poros, podem “desencadear uma produção compensatória de conteúdo sebáceo, com aumento da oleosidade da pele e acne alguns dias depois”. Ou seja, não têm qualquer efeito sobre as borbulhas.

Por vezes, estas máscaras estão também associadas ao agravamento de patologias como eczema atópico, dermatite seborreia, rosácea e acne. Em casos mais raros, alguns dos seus componentes podem levar ao aparecimento de dermatites de contacto (alérgica). “O seu uso em peles sensíveis e em pessoas com estas patologias deve ser restrito”, alerta a especialista em dermatologia.

Se o objetivo for fazer desaparecer as borbulhas, então é mesmo melhor parar de usar estes produtos. “Em casos de pacientes a fazer tratamentos para a acne ou anti-aging à base de derivados da vitamina A, estes podem levar a grandes irritações com perda de integridade da pele.”

Com tudo isto a apontar, a dermatologista é categórica a afirmar à NiT a sua opinião sobre estes famosos cosméticos. “Não vejo benefícios no uso destas máscaras, visto que o que prometem pode ser obtido de forma mais segura, nomeadamente com o uso de determinados produtos dermatocosméticos e dispositivos médicos adequados a cada tipo de pele.”

Como deve tratar (realmente) a acne

A chave está na prevenção. Manter uma rotina de cuidados com a pele, especialmente nos que dizem respeito à limpeza (e sobretudo àquela sujidade que não se vê) ajuda a evitar as borbulhas. A poluição e o excesso de sebo são os dois principais fatores para o aparecimento e agravamento da acne.

O especialista em dermatologia recomenda uma limpeza diária com um gel de limpeza, a colocação de um hidratante e protetor solar de manhã, para evitar as manchas e melhorar o aspeto da pele. À noite, é importante remover a maquilhagem, fazer novamente uma limpeza com gel e, se for o caso, aplicar o tratamento prescrito pelo médico para a acne.

Se o seu problema são os pontos negros, carregue na galeria para conhecer a lista com as melhores dicas para se livrar deles.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT