Os casos de novas infeções por coronavírus não param de subir em Portugal, estando acima dos 10 mil diários há já vários dias seguidos. Tal como os especialistas têm avisado, cada vez que os casos aumentam, sobretudo desta forma, sobem também os internamentos e urgências e o Serviço Nacional de Saúde já começa, em várias regiões do País, a acusar a pressão.
Além da informação de várias e regulares transferências de doentes Covid entre hospitais, no de Torres Vedras, por exemplo, o limite da capacidade criou na noite desta sexta-feira, 15 de janeiro, uma situação extraordinária: filas de ambulâncias, terão chegado a ser onze, com doentes lá dentro, por não haver vagas.
O Hospital de Torres Vedras estava assim há coisa de uma hora. Parecem imagens vindas de Itália em Março do ano passado. Quem conhece a zona sabe que estarao ali muitas ambulâncias. Não sei número exacto mas mais de 15/20 deviam estar. Muito, muito triste… pic.twitter.com/2XlxT0Gjgg
— Duarte H. Carreira (@duartecarreira) January 15, 2021
De acordo com a “TVI“, a maioria dos doentes nos veículos em espera em Torres Vedras eram idosos infetados de lares e houve pelo menos um relato de um idoso que teve de aguardar sete horas numa viatura de emergência à espera de vaga.
Pelas 23h50, um bombeiro disse à televisão estar na fila há mais de cinco horas, numa altura em que o Lar de São José, no concelho, tem um surto ativo, com subidas de casos diárias.
Ainda segundo a TVI, a situação das ambulâncias em espera repetiu-se também no hospital de Santa Maria, em Lisboa, pelos mesmos motivos: esgotamento da capacidade das urgências e de acolhimento de doentes, algo confirmado por uma médica à estação de televisão. As imagens foram também partilhadas nas redes sociais.
A utilizadora que partilhou esta imagem garantiu, quando questionada nos comentários, que foi tirada e enviada por um profissional, seu amigo, que trabalha em Santa Maria. Também há quem comente que, passado umas horas, a situação estava melhor, devendo ter sido um “pico” de afluência que, no entanto, evidencia o limite de capacidade dos hospitais.
Santa Maria esta noite. Não brinquem pic.twitter.com/CsYDAuxge3
— A N Leite (@al_antdp) January 15, 2021