Saúde

Filho de Pedro Chagas Freitas sofre recaída e regressa aos cuidados intensivos

O escritor falou sobre o caso nas redes sociais. "Tira o que te dói daí de dentro."
Benjamim tem 6 anos.

A luta de Benjamim, filho de Pedro Chagas Freitas, contra uma doença rara e sem cura não tem dado tréguas. Após ter voltado ao bloco operatório para uma terceira cirurgia, o rapaz de seis anos teve uma nova recaída e regressou aos cuidados intensivos.

“De volta aos Cuidados Intensivos. Vai ser por pouco tempo. Muito pouco. Custa-te muito. Aguentas tanto, tanto. Berra, meu filho. Berra muito. Chora, esperneia, grita muito. Tira o que te dói daí de dentro”, escreveu o escritor nas redes sociais este domingo, 7 de julho.

“O que estás a passar dói muito, passas por tanto, ninguém passa ileso por tanto, ninguém sobrevive sem marcas a tanto. Não guardes.”

Benjamim foi diagnosticado aos três meses com deficiência de alfa-1 antitripsina, uma doença genética hereditária que pode levar ao desenvolvimento de doenças pulmonares e/ou hepáticas. Esta é também a causa genética mais comum de doença hepática em miúdos.

Segundo o escritor, a doença tirou qualidade de vida ao filho e “interrompeu-lhe a alegria tantas vezes”. Chagas Freitas sublinha que Benjamim “nunca terá estado um mês seguido livre do que ela lhe traz”.

Após vários exames e tratamentos, a única hipótese viável era o transplante. Como os pais eram incompatíveis, fizeram um apelo nas redes sociais para conseguir acelerar o processo de encontrar um dador vivo. Esta era a única solução para quem o menino “pudesse ter a vida que merece, e não esta aflição ao virar de cada dia”.

Leia também este artigo da NiT sobre a doença que levou o filho de Pedro Chagas Freitas a precisar de um transplante. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Pedro Chagas Freitas (@pedrochagasfreitas)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT