Michi Primus é austríaca e nunca imaginou que um intercâmbio de Erasmus em Lisboa iria mudar por completo a sua vida. Tanto de dia, como de noite. “Apaixonei-me pelo país, pelas pessoas e pela luz”, recorda. No entanto, foi também aqui que conheceu o atual companheiro, o que ajudou a criar laços ainda mais fortes. “Desde então que quisemos regressar para construir uma nova vida.”
Em setembro de 2020 surgiu finalmente uma oportunidade e acabaram por se mudar de armas e bagagens para a capital. “Sinto-me mais viva aqui e estamos felizes, sem arrependimentos.” O fácil acesso ao mar, que lhe dá energia, e o surf, a sua nova paixão, podiam ser os condimentos essenciais para uma história com um final feliz, não fossem os problemas de sono, que começaram a não a deixar dormir quando se tornou empresária em nome individual.
Com um passado como atleta, começou a praticar ski aos quatro anos, “com uma mentalidade implacável — no pain, no gain”. Aos mais de dez anos de experiência em fitness, reabilitação e desempenho atlético como praticante de ultimate frisbee, juntou um mestrado em terapia médica do exercício, na Áustria.
“Estudar neurologia aplicada ajudou-me a perceber o poder do descanso e da recuperação eficazes”, ressalva. No entanto, todas as solicitações e a exigência acabaram por conduzi-la a um esgotamento físico e mental.
Empresária em nome individual ou zombie?
Desde que chegou a Lisboa, Michi, atualmente com 36 anos, lançou-se por conta própria como empresária em nome individual. E foram as constantes preocupações que conduziram às noites em branco. “Enfrentei graves problemas de sono”, confessou à NiT. “Era um território totalmente novo e, do ponto de vista emocional, foi difícil, com amigos e família tão distantes. Era esmagador tentar construir uma nova vida, aprender outra língua, estabelecer o meu próprio negócio e integrar-me noutra cultura — tudo ao mesmo tempo.”
Começou a não conseguir lidar com as preocupações, dúvidas, medos existenciais e muitas perguntas sem resposta. “A certa altura, a mente e o corpo já não conseguiam desligar-se de forma eficaz. Era demasiada coisa ao mesmo tempo”, confessa.
“Acordava todas as noites às três da manhã com os pensamentos acelerados, o coração aos saltos e preocupava-me ainda mais com o facto de precisar de dormir para ser produtiva no dia seguinte”. O problema é que se sentia, muitas vezes, como “um zombie durante o dia, sem energia para todos os desafios que surgiam”.
15 minutos por dia, sem medicação
Graças à ajuda de exercícios neurológicos, como técnicas de respiração ou caminhadas para acalmar a mente, conseguiu voltar a ter noites descansadas e foi aí que surgiu a ideia de criar o seu próprio método: Master Your Sleep. “Criei uma estrutura à volta do sono e foi o que me ajudou a sair desta espiral de perda de energia e a construir um método para dormir com qualidade.”
Em vez de guardar o que descobriu para si, optou por partilhar o conhecimento com outras pessoas que estivessem a passar pelo mesmo problema. “Ajudo outros a dominar o sono e a recuperar a energia tanto para o trabalho, como para a vida”.
O programa individual, personalizado e sem a ajuda de medicação foi concebido para abordar o problema de vários ângulos. “Centra-se em estratégias personalizadas que identificam e atacam as causas profundas que provocam insónias”, explica. “Mediante passos simples e conselhos práticos, oriento quem me procura para um ‘lugar’ onde uma noite descansada e de qualidade começa a ser o novo normal.”
Durante o programa de coaching com a duração de seis semanas, Michi começa por avaliar o sistema nervoso, o estilo de vida da pessoa e como dorme. “Com base nisso, testo exercícios de regulação do sistema nervoso, como técnicas de relaxamento e de higiene de sono, para descobrir o que funciona para gerir pensamentos acelerados e aumentar a energia durante o dia, em cada caso.”
A melhor parte? Michi garante que só é necessário investir cerca de 15 minutos por dia para atingir o objetivo de dormir melhor. “A maioria das pessoas nota uma melhoria significativa apenas alguns dias após a primeira sessão”, assegura.
A quem se destina
Quem adere ao programa recebe como bónus sessões pré-gravadas de “ativação da mobilidade matinal, ioga antes de ir para a cama, descanso profundo sem dormir e relaxamento muscular progressivo como forma de apoio sempre que seja necessário ao longo da semana”.
Desta forma, vai saber o que fazer antes de adormecer, quando acordar durante a noite ou quando lhe faltar energia. “Além de regular o sistema nervoso durante o dia, para se concentrar melhor e ter mais energia”.
Apesar de qualquer pessoa com dificuldades em dormir poder beneficiar do programa personalizado, este está desenhado a pensar em “empreendedores ocupados, particularmente solopreneurs, que lutam com o sono e não têm a energia para prosperar tanto nos negócios, como na vida”, lembra.
“Sou apaixonada por pessoas orientadas por objetivos, porque normalmente querem fazer a diferença na vida dos outros. Porém, muitas vezes acabam por ficar esgotados, desistindo antes mesmo de começarem”, explica. “Ao aprenderem a regular o sistema nervoso para um descanso eficaz e um elevado desempenho sem se esgotarem, vão poder criar as empresas que querem e ter um impacto positivo no mundo.”
Quanto custa
O programa online, com a duração de seis semanas, começa por uma chamada gratuita, onde Michi tem uma primeira ideia “do que precisa e como poderá ajudar”. Após este diagnóstico inicial, são sugeridos programas mais curtos ou longos, com preços a partir de 100€.
Michi também dá aulas de ioga, em várias zonas de Lisboa, que são “um ótimo complemento para o treino do sono”, salienta. “Juntos criam uma abordagem holística que nutre o corpo e a mente, o que pode melhorar significativamente a qualidade do descanso durante a noite.”