Podíamos dizer que a vida de Jen Atkin, 26 anos, mudou a 21 de fevereiro de 2020, quando ganhou o título de Miss Reino Unido. No entanto, a grande mudança aconteceu há muito mais tempo. Em 2015 foi abandonada pelo noivo, por ser “demasiado gorda”, e a partir daí, nada mais foi igual. Nos anos seguintes perdeu 50 quilos e, atualmente, tem como missão mostrar a toda a gente que tudo é possível.
“No dia em que ele partiu, pensei que o meu mundo havia terminado, chorei durante semanas e usei a comida como conforto. Eu comia grandes porções de macarrão ou pizza e depois uma barra de chocolate do tamanho familiar”, contou Jen Atkin ao jornal britânico “The Sun”.
Conheceram-se em 2011 e planeavam casar quatro anos depois. Contudo, naquela altura, a agora rainha da beleza, como é chamada, marcava 108 quilos na balança, pelo que o noivo decidiu terminar o relacionamento.
“Fiquei arrasada, mas acabou por ser a melhor coisa que já me aconteceu”, disse à mesma publicação, acrescentando que esteve “devastada” nos primeiros meses mas que o foco nunca a deixou desistir.
Em vez de entrar numa depressão, seguiram-se tempos em que esteve totalmente dedicada à sua saúde e ao bem-estar. Iniciou uma rotina no ginásio, que mantém até hoje, com uma frequência de cinco treinos semanais. Além disso, Jen Atkin passou a dar mais atenção à alimentação, apesar de garantir não está refém de dietas rigorosas.
“Lutei muito depois dessa rejeição. O meu único segredo foi começar a comer bem e a fazer desporto. Pensar em mim, algo que não fiz antes“, confessou a jovem de Grimsby, no Condado de Lincolnshire.
O passado de Jen também foi partilhado na sua conta oficial de Instagram, de forma a ajudar outras pessoas a superarem-se.
“Qual é a minha história? Bem, depois de anos de obesidade, doentios e desconfortáveis, encontrei motivação e consegui perder 50 quilos. Isso transformou-me numa pessoa ambiciosa e trabalhadora em todas as áreas da minha vida; alcançar algo tão incrível mudou a minha mentalidade e fez-me perceber que se eu trabalhasse o suficiente por algo, eu conseguiria. Acredite em si mesmo, trabalhe arduamente, mantenha-se positivo e torne os seus sonhos realidade”, pode ler-se numa publicação de janeiro em que mostra o seu antes e depois.
Em 2017, após perder quase metade do peso, decidiu inscrever-se no primeiro concurso de beleza, o Miss Genting Sheffield, em 2017, no qual ficou entre as dez finalistas.
“Quando comecei a fazer isso, foi apenas por diversão, nunca imaginei até onde chegaria. Vencer o Miss Reino Unido marca o fim de uma jornada longa e difícil, mas também incrível. Embora o meu corpo tenha mudado tanto, não acho que minha personalidade se tenha alterado. Acho que isso realmente me ajudou”, acrescentou a vencedora.
Em 2019, cumpriu o sonho de casar e tinha decidido deixar de concorrer aos concursos de beleza. No entanto, por alguma razão, decidiu participar mais uma vez e tentar ser a representante do país, dando mais oportunidade à sua carreira.
“Foi um choque. Há três anos, eu nunca imaginaria ganhar”, revelou também ao “The Sun”, acrescentando que já tinha chegado às semifinais em 2017 e à final no ano seguinte.
E continua: “Havia 45 finalistas da Miss Grã-Bretanha e tive a sorte de não apenas ganhar o prémio de personalidade, mas levar para casa a coroa e o título da Miss Grã-Bretanha 2020. Pareceu absolutamente incrível, eu estou na lua.”
Jen assume-se também é como uma amante de pesca e cantora country. Nos seus planos para este ano, ainda durante a primavera, está o lançamento de um single no Reino Unido.
Agora, espera realmente inspirar as pessoas a tornarem-se mais ativas, “não apenas por fora, mas por dentro também”, disse aos seus milhares de seguidores no Instagram.
“O meu maior conselho é aceitar todos os dias como eles são. Imagine onde pode estar daqui a três meses (…) Consistência é a chave e é uma mudança de vida”, disse numa outra entrevista ao site “Bored Panda”.