Saúde

Frango cozido em xarope: a receita viral do TikTok para os miúdos se drogarem

O fármaco é utilizado para curar constipações e gripes nos EUA. O problema é que tem os mesmos efeito das drogas ilegais.
Os miúdos queriam todos replicar.

Frango marinado e cozinhado com xarope da tosse. A receita foi partilhada vezes sem conta por jovens norte-americanos e rapidamente se tornou viral. O “NyQuil Chicken”, como ficou conhecido no TikTok, utiliza um medicamento para aliviar os comuns sintomas de gripes e constipações. Na sua composição encontramos paracetamol, dextrometorfano e doxilamina (um anti-histamínico com efeitos sedativos).

A receita consiste em trocar qualquer tempero pelo xarope, deixando o frango a marinar nesse líquido. Depois é cozinhado em lume brando, onde o xarope evapora e o frango fica com uma tonalidade verde. Terminado este processo, só falta servir.

O medicamento utilizado é comercializado nos Estados Unidos, chama-se NyQuil e não está sujeito a receita médica. Este líquido verde costuma ser utilizado para tratar os sintomas das gripes e das constipações. Porém, já é conhecido no país como uma alternativa legal às drogas recreativas. Como se vende em qualquer farmácia, o acesso é bastante fácil. O que justifica o motivo de ser tornado uma obsessão para tantos jovens. Segundo o instituto Adiction Center, que regula o consumo de drogas naquele país, “algumas pessoas, especialmente os adolescentes, tomam grandes doses para ficarem pedrados”.

Um dos medicamentos presentes na composição deste xarope, o DXM, quando tomado em doses superiores às recomendadas, afeta o cérebro, provocando alucinações e euforia. Estima-se que cerca de 3 por cento dos norte-americanos com 18 anos já abusaram deste género de fármacos para se tentarem divertir. O abuso do DXM é frequentemente chamado “skittling” ou “robo-tripping”.

Assim que perceberam a nova tendência das rede sociais, a Food Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, emitiu um comunicado que alerta para os danos que este desafio pode causar no sistema respiratório. Porém, este medicamento pode ter outros efeitos nocivos. A sobredosagem deste xarope pode provocar convulsões e ataques-cardíacos fatais.

A empresa que distribui o NyQuil também já se pronunciou através do Twitter. “O bem-estar do nosso consumidor é a nossa prioridade e não apoiamos o uso inapropriado do nosso produto”, referiram os responsáveis. Alguns dos vídeos das recriações da receita foram entretanto apagados das plataformas.

O aspeto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT