A Comissão de Utentes do Seixal anunciou esta sexta-feira, 8 de novembro, que a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai encerrar todas as noites, a partir de 18 de novembro e por seis meses, noticia a TVI24.
“A partir de dia 18 passa a encerrar todas as noites dos sete dias da semana”, disse José Lourenço, da Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, à Agência Lusa, citada pela mesma publicação, depois de se reunir com a administração do hospital.
A Lusa contactou a administração, no entanto, a mesma não confirmou o encerramento e não quis prestar declarações. O encerramento já se tinha verificado várias noites em outubro — durante o fim de semana — por falta de especialistas.
Segundo José Lourenço, a urgência pediátrica vai passar a estar aberta durante o dia também aos sábados e domingos, mas encerra todas as noites, a partir das 21 horas. A falta de pediatras no Garcia de Orta já afeta o hospital há mais de um ano, quando saíram 13 profissionais.
Atualmente, trabalham 28 médicos no serviço de pediatria do hospital que serve os concelhos de Almada e Seixal, no distrito de Setúbal.
Segundo noticiou a RTP, às 20h10 desta sexta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, diz que ainda estão a ser estudadas várias alternativas para responder à falta de pediatras e que o encerramento durante a noite é apenas uma possibilidade.