Saúde

Governo promete: em maio, todos os portugueses com mais de 60 anos já estarão vacinados

De acordo com os dados mais recentes, mais de dois milhões de portugueses já receberam, pelo menos, uma dose da vacina.
Vacinação começou a 27 de dezembro.

Antes do final de maio, possivelmente na terceira semana do mês, todas as pessoas com mais de 60 anos em Portugal terão recebido pelo menos uma das doses das vacinas contra a Covid-19. Foi esta a previsão avançada esta quarta-feira, 21 de abril, pela ministra da Saúde, Marta Temida, numa conferência de imprensa a partir da sede do Infarmed, em Lisboa.

O processo de vacinação tem sofrido adaptações, consoante também as vacinas que vão surgindo. Nesta fase, salienta a governante, é esperada uma nvoa fase com maior disponibilidade de vacinas. “O maior desafio agora é o da celeridade do processo de vacinação.

O marco de ter todos os portugueses com mais de 60 anos ainda em maio é de especial importância se tivermos em conta que a idade continua a ser dos maiores fatores de risco. Das 16.951 mortes registadas em Portugal devido à Covid-19 desde o início da pandemia, mais de 90 por cento ocorreram precisamente nas faixas etárias a partir dos 60 anos.

Até à última terça-feira, 20 de abril, mais de dois milhões de portugueses tinham recebido pelo menos uma das doses, sendo que mais de 700 mil já tinham recebido as duas doses (cerca de 6,8 por cento da população portuguesa).

Nesta fase a vacinação está especialmente focada na faixa etária dos 70 aos 79 anos. Seguir-se-á depois a dos 60 aos 69 anos “e assim sucessivamente”, reforçou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na mesma reunião.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT