Saúde

Gripe das aves leva a restrições sanitárias em Viana do Castelo, Esposende e Barcelos

A doença foi detetada numa exploração caseira de animais de capoeira em Chafé, Viana do Castelo. As proibições devem manter-se até 15 de setembro.
Atenção.

A circulação de carne de aves de capoeira e ovos para consumo humano está sob “restrição sanitária” em Viana do Castelo, Esposende e Barcelos devido à gripe das aves, determinou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). A doença foi detetada numa exploração caseira de animais de capoeira em Chafé, Viana do Castelo. 

As proibições, que se aplicam a 26 freguesias, devem manter-se até 15 de setembro. Entre as limitações impostas nas zonas colocadas sob proteção ou vigilância encontra-se a circulação de ovos, aves, miudezas ou outros produtos à base da carne de “aves detidas e selvagens”.

As restrições abrangem também a realização de feiras, mercados, exposições e outros juntamente de aves detidas, bem como o repovoamento de aves de espécies cinegéticas. A circulação de ovos para incubação ou para consumo humano a partir de estabelecimentos localizadas nas freguesias também está proibida.

“Em todas as circunstâncias, os detentores de aves de capoeira ficam obrigados a remeter as Informações Relativas à Cadeia Alimentar (IRCA) aos operadores de matadouros onde as mesmas serão abatidas, pelo menos 24 horas antes da chegada de animais no matadouro”, acrescenta a DGAV.

Em Viana do Castelo, as freguesias de Anha, Castelo do Neiva, Chafé e São Romão de Neiva foram colocadas “sob proteção”. As restantes 13 freguesias do concelho ficaram “sob vigilância”, assim como as cinco freguesias de Esposende e as quatro de Barcelos, no distrito de Braga.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT