Saúde

“Gripe do tomate”: a nova infeção viral que já foi diagnosticada em mais de 80 miúdos

Os casos foram reportados na Índia. Um dos sintomas da doença é o aparecimento de bolhas avermelhadas no corpo dos pacientes.
É altamente contagiosa.

Erupções cutâneas sob a forma de bolhas avermelhadas que parecem tomates, febre alta, fadiga e dores intensas nas articulações. São estes os principais sintomas do novo vírus que está a causar o pânico na Índia. Conhecida como “gripe do tomate” ou “febre do tomate” devido à forma se manifesta na pele, esta doença viral surgiu no estado de Kerala (no sudoeste do país), em miúdos com menos de cinco anos. 

Desde maio deste ano que as autoridades sanitárias indianas reportaram mais de 80 casos desta patologia, a maior parte deles foram diagnosticados em menores, segundo avança a revista científica “The Lancet”. Neste momento, esta infeção viral rara é considerada endémica, ou seja, atinge uma população de uma região geográfica específica. Não representa risco de morte, mas é altamente contagiosa, tal como outros tipos de gripe.

Embora a origem seja desconhecida, é possível que a “febre do tomate” seja uma nova variante da doença mão-pé-boca, uma patologia infecciosa comum, causada pelo vírus Coxsackie, que atinge sobretudo miúdos com idades entre um e cinco anos. Transmite-se através do contacto direto entre infetadas pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou através de alimentos e de objetos contaminados com o vírus em causa.

O departamento de Saúde de Kerala já está a tomar medidas para evitar a propagação da patologia: os pacientes são obrigados a fazer isolamento de cinco a sete dias e é fundamental que se evite a partilha de brinquedos, roupas ou comidas com outros menores. Além disso, as crianças infetadas devem evitar tocar ou arranhas as bolhas.

O acne corporal, as feridas na boca, as dores de estômago, diarreia e desidratação são outros dos sintomas desta gripe para a qual não existem atualmente vacinas nem medicamentos antivirais. O surto da doença da Índia foi identificado pela primeira vez no distrito de Kollam, no estado de Kerala, mas já chegou também às regiões de Anchal, Aryankavu e Neduvathur.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT