Saúde

Há um medicamento para piolhos que está a ser prescrito contra a Covid-19

Vários médicos portugueses estão a receitar este fármaco para tratar a doença.
A DGS já está a avaliar o seu possível uso.

Foi colocado de parte pela comunidade científica no início da pandemia, mas agora parece estar a ganhar visibilidade no combate à Covid-19. Falamos do antiparasitário ivermectina, que é usado há 30 anos para piolhos, sarna ou a grave cegueira dos rios. 

O “Expresso” avança esta sexta-feira, 5 de março, que há médicos portugueses a tomar e a receitar o medicamento para tratar a doença, embora a terapêutica não esteja aprovada nem seja recomendada contra esta infeção por nenhuma autoridade de saúde. Ainda assim, a toma é aceite por livre vontade.

Ao jornal, o Infarmed explicou que “a Comissão de Avaliação de Medicamentos reuniu-se com os subscritores da proposta para uso de ivermectina e encontra-se a avaliar a informação recebida”. Além disso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) pediu à Ordem dos Médicos “um parecer urgente”

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos (OM), quando soube da pressão de um grupo de médicos portugueses para que as entidades autorizem o uso do medicamento antiparasitário contra a Covid-19, disse que a DGS já solicitou um parecer à OM.

“Queremos dar um parecer cientificamente sustentado, porque podemos estar a fazer história”, referiu à mesma publicação.

O “Correio da Manhã”, esta sexta-feira, deu a conhecer o caso de Joaquim Cotovio, que tomou ivermectina para tratar a doença. “Sobrevivi graças a este medicamento”, disse ao jornal. O homem de 71 anos ficou infetado em Janeiro, desenvolveu uma pneumonia devido à infecção da Covid-19 e garante que foi este medicamento, indicado para piolhos, que lhe salvou a vida.

“O meu marido, passados dois dias a tomar a ivermectina, acordou sem febre. Eu associei logo ao medicamento porque ele não estava tomar mais nada e fiquei realmente surpreendida e, ao mesmo tempo, descansada”, revelou Maria Madalena Cotovio, mulher de Joaquim.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT