As células estaminais recolhidas no nascimento podem ser usadas no tratamento de doenças, como a paralisia cerebral e o autismo. Ao longo das últimas duas décadas, a BebéVida já ajudou mais de 60 mil famílias portuguesas nesse processo.
Além da prevenção que a empresa portuguesa especializada na criopreservação de células estaminais oferece, os seus fundadores quiseram ir mais longe — e contribuir efetivamente para o aumento da natalidade no País. Afinal, em 2024, nasceram 84.631 bebés em Portugal, menos 1.133 do que no ano anterior. Pior: no início deste século, havia mais de 125 mil nascimentos anuais.
Todos sabemos que a situação económica, com os elevados custos de habitação ou a inflação que se revela na conta do supermercado, tem levado muitos jovens a adiarem a decisão de serem pais. E é daí que nasce o BabyFirst, um kit gratuito pensado pela BebéVida e a Mamãs Sem Dúvidas com oferta de produtos e descontos.
“Com as oito marcas fundadoras, estamos a falar de uma oferta de cerca de 700€. Se multiplicarmos pelo número anual de mães, estamos a falar de uma ordem de grandeza de 50 milhões de euros. Neste momento, é o maior projeto de apoio à natalidade em Portugal”, adianta Luís Melo, administrador da BebéVida.
A par da empresa de criopreservação, que oferece neste kit descontos nos seus serviços e também numa ecografia emocional 4D, há muito mais para aproveitar com o BabyFirst. Marcas de puericultura contam com vários descontos para usar nas compras essenciais para os primeiros meses, e não só. Exemplo disso é a Maxi-Cosi, com uma oferta de cinco por cento, a Uriage com 25 por cento em compras superiores a 20€ e a Zippy, que, além dos 10 por cento em compras, oferece um body para o bebé.
“O bebé é o nosso primeiro cliente. Isto permite-nos conhecê-lo ao longo do tempo, estarmos mais próximos e sabermos as necessidades daquela criança para darmos um acompanhamento mais certeiro. Esperamos que este kit incentive mais pessoas a ter bebés e que mostre que há cada vez mais serviços que ajudam as famílias”, adianta Renata Macedo, responsável de marca e performance da Zippy.
Ainda nesta área, A Tua Farmácia conta com cinco por cento de desconto nos artigos de bebé (com exceção de fraldas e leite), enquanto o Continente aplica 25 por cento de desconto em cartão nos oito produtos da gama Continente Bebé e puericultura. Mas a cadeia de hipermercados oferece ainda algo que as famílias vão agradecer por lhes poupar algumas idas ao supermercado nesta nova fase da vida: três entregas gratuitas de compras online.
“Estamos há 40 anos ao lado das famílias. O nosso papel é disponibilizar produtos mas, enquanto marca, temos um papel importante e o lançamento da gama Continente do Bebé, em 2021, veio oferecer uma variedade de produtos democráticos e de qualidade”, acrescenta Tânia Lucas, diretor comercial de marcas próprias da cadeia de hipermercados.
Inesperadas são talvez as presenças das duas próximas marcas neste kit. Mas acredite: fazem todo o sentido e os recém-papás vão adorar a ajuda que oferecem.
“Uma das fases mais fundamentais é o ano de nascimento de uma criança. A vida muda radicalmente e todas as necessidades financeiras também. Assim, a proposta do novobanco neste kit está, para as crianças, mais focada na vertente da poupança e para os pais teremos algo numa lógica de poupança mas também de ajuda nos custos nesta fase, em que há muitas vezes a necessidade de troca de automóvel, obras em casa, ou outras despesas maiores”, revela João Perry da Câmara, responsável pelo marketing estratégico de particulares do novobanco.
Já para as famílias que precisam de uma casa com mais espaço, o BabyFirst inclui a ajuda da ERA. “Vamos oferecer um desconto de 20 por cento na comissão de venda, que é algo inédito. Mas na compra de uma casa, também é importante o pós. Portanto vamos oferecer a garantia ERA, que é um seguro que cobre todo o tipo de danos que possam acontecer depois da escritura da casa durante dois anos após a escritura”, explica Mariana Coimbra, diretora de marketing da imobiliária.
Mas há mais. Apesar da vasta oferta do BabyFirst, a BebéVida revela que há mais marcas interessadas em integrar este kit. Por isso, é bem possível que num futuro próximo sejam contempladas mais ofertas neste cabaz tão especial.
Para terem acesso a este apoio, as grávidas só têm de fazer o pedido no site Mamãs Sem Dúvida. Além de alguns dados pessoais, é pedida uma prova de gravidez para ter acesso à oferta. Depois, todos os descontos e ofertas são enviados digitalmente(por mail ou WhatsApp.
Cláudia Vieira reforça a sua parceria com a BebéVida neste incentivo à natalidade
“Estou com a BebéVida há 15 anos, desde o nascimento da minha primeira filha. É uma empresa que me diz muito. O dia de amanhã ninguém sabe e, apesar de esperar nunca precisar de usar, é uma segurança muito grande”, contou Cláudia Vieira, no evento de lançamento do BabyFirst, que aconteceu a 20 de março.
A atriz sublinhou ainda a importância das marcas presentes neste kit para os primeiros anos de vida dos bebé. Até porque, diz a mãe de duas meninas, é normal os pais passarem por várias dúvidas e sentimentos de confusão perante a vasta oferta no mundo da puericultura — além do esforço financeiro que esta nova fase exige.
“A chegada de um bebé implica um investimento gigante e isso pode ser assustador para fazermos a família crescer. Por isso mesmo, estes descontos podem ser o incentivo necessário para os portugueses terem mais filhos”, acrescenta, lembrando que recebeu o apoio da Maxi-Cosi (na altura ainda Bebeconfort) na chegada da primeira filha.
“Foram muito esclarecedores e a marca foi ao encontro das minhas necessidades e do meu estilo de vida”.