Saúde

Há um novo site que permite marcar testes rápidos à Covid-19 em todo o País

Esta plataforma permite o fácil agendamento em mais de 60 locais de norte a sul de Portugal.
Atenção, atenção.

Decidir realizar um teste rápido à Covid-19 é simples, mas saber onde e como o fazer é mais complicado. A pensar nisso, nasceu um site que permite a marcação destes testes em 62 locais espalhados pelo País. Além disso, inclui a possibilidade de serem feitos aos domicílios e em empresas.

Lançada a 2 de fevereiro, a plataforma www.covidtesterapido.pt junta os postos disponíveis em cada distrito, e nos quais é possível fazer o teste rápido de antigénio, através de uma zaragatoa, aprovado pelo Infarmed e pela Direção-Geral da Saúde, que apresenta desempenhos acima de 93 por cento. 

“Em função da minha atividade enquanto treinador de rugby, tive a oportunidade de tomar conhecimento e contacto com este tipo de testes desde cedo. Em conversa com a minha mulher, que é médica e fundadora deste projeto, sempre falamos no papel importante que os testes rápidos de antigénio poderiam ter, sendo uma forma muito eficaz de ajudar ao controlo da pandemia”, começa por explicar João Monteiro, autor da iniciativa, numa nota à qual a NiT a teve acesso.

Para o casal, o problema estava, sobretudo, em dois pontos: a falta de informação sobre estes testes e a falta de acesso. “Com este site pretendemos informar mais as pessoas e liberalizar o acesso aos testes”, esclarece.

O teste antigénio, que é feito com recurso a zaragatoa, é feito em cerca de dois a três minutos e os resultados são apresentados em 15. Depois da sua realização, é enviado um relatório médico a todos os casos positivos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT