Saúde

Há um novo site que alerta para os riscos das apps de rastreio à Covid-19

O Rastreamento.pt foi lançado esta quarta-feira, 3 de junho, pela Associação pela Defesa dos Direitos Digitais.
Atenção. Muita atenção.

“As apps de rastreamento de contactos (ARCs) estão a ser avançadas por todo o mundo como um recurso necessário para o combate à pandemia (…) Existem riscos preocupantes, transversais a todas as apps deste tipo, que nos devem fazer pensar duas vezes antes de instalar algo assim no nosso telemóvel”— é este o alerta do Rastreamento.pt, o site lançado esta quarta-feira, 3 de junho, pela D3.

A Associação pela Defesa dos Direitos Digitais decidiu criar uma plataforma onde possa incentivar os portugueses a pensar antes de instalar. Com a certeza de que o desespero e a ansiedade que se sente leve a desejar uma solução mágica para o fim desta crise, explica que as ARCs não são essa solução.

“Colocamos à disposição algumas questões e recursos para cada pessoa poder decidir se é boa ideia aderir a uma ARC, seja o Stayaway ou outra qualquer. Vamos nos próximos dias acrescentar as respostas que faltam, e vamos avisar no Twitter da D3 à medida que publicarmos coisas novas”, pode ler-se no site.

O objetivo da D3 é ajudar as pessoas a perceber melhor como funcionam as aplicações de rastreamento de contactos, um sistema de controlo e rastreio que pretende evitar a propagação do novo coronavírus, avisando quem esteve em contacto com pessoas infetadas. No entanto, isto pode tornar-se perigoso.

“O Bluetooth não é uma tecnologia precisa e atravessa paredes, pelo que muitas pessoas poderão receber notificações de que estiveram expostas ao vírus quando na verdade não aconteceu”, explica a D3. E continua: “Uma notificação vai causar muito transtorno a cada pessoa que a receber”, quando muitas delas podem não ser fidedignas. Pode saber mais no site oficial.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT