A pandemia de Covid-19 tem criado imensos desafios e testado a nossa saúde a vários níveis, inclusivamente no que diz respeito à saúde mental. Por isso, o Hospital de São João, no Porto, foi pioneiro na criação de um serviço de apoio psicológico na urgência aos profissionais de saúde, doentes e família.
Em vigor desde segunda-feira, 8 de março, nasce de um protocolo de colaboração entre o Serviço de Urgência e o Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ). Porém, a ideia começou a ser pensada em 2019, sendo que surgiu “no tempo certo”.
Segundo a Lusa, citada pelo site “Sapo24”, na prática, há um psicólogo a tempo inteiro no Serviço de Urgência todos os dias úteis e em contacto permanente à noite e fim de semana.
O especialista poderá ajudar em momentos de stress, de dar notícias difíceis, entre outros. Cláudia Martins, que foi a primeira psicóloga escalada para a nova tarefa, já interviu nesse sentido.
“Hoje [8 de março] estive com um senhor que ficará internado. Foi-lhe identificada ansiedade em relação ao prognóstico. Primeiro, há que tentar validar o que a pessoa sente e focar no aspeto positivo que é o ‘está cá, foi recebido, houve estabilização do quadro, vai avançar para recuperação’. Neste caso, foi necessário reforçar o contacto com a família”, descreveu a psicóloga.